terça-feira, 24 de abril de 2012

Itabuna quer unidade de distribuição de alimentos


Além de participar da Rede Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Restaurante do Povo e do projeto do Banco de Alimentos, em fase de implementação, Itabuna também estuda através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a instalação de uma Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Uadaf) no Mercadão Popular, com um investimento previsto de R$ 450 mil.

Segundo o secretário Antônio Marcelino, o projeto da unidade de distribuição foi discutido em Brasília, durante um encontro nacional de gestores que incluiu a apresentação dos eixos prioritários e ações estratégicas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) para implantação e qualificação de Equipamentos e Serviços de Apoio à Produção, Abastecimento e Consumo de Alimentos e de iniciativas municipais ou regionais de estruturação e integração de Sistemas Públicos Agroalimentares.
Marcelino

A Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos vai funcionar junto ao Banco de Alimentos, no Mercadão Popular em Itabuna e já opera da forma improvisada utilizando o espaço da antiga feira do bairro Conceição. São requisitos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para que o município possa participar da Uadaf: pertencer ao Programa Territórios da Cidania, desenvolver o PAA na modalidade de compra e doação simultânea e estar cadastrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.

Marcelino destaca ainda que o município de Itabuna opera a compra de alimentos da agricultura familiar, com no mínimo 30% dos recursos do FNDE e observa que as Uadafs auxiliam o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e de apoio à comercialização direta da produção de alimentos da agricultura familiar nos mercados locais e regionais, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva.
Por: Kleber Torres  Fotos :             24-04-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Irmãos Batista tentam nova manobra, agora no Cade

Paper acusa a J&F dos Batista de “campanha sórdida” para não entregar a empresa que vendeu Eldorado Celulose - Foto: redes sociais. Do -...