terça-feira, 30 de novembro de 2010

A INFLAÇÃO AUMENTOU

 É sempre bom estarmos preparados para enfrentar as adversidades. Isso faz com que possamos suportá-las e vencê-las. Portanto, preparem-se para dias perigosos que estão por vir.

De acordo com informações da jornalista Miriam Leitão, o Itaú Unibanco acaba de revisar para cima suas projeções para a inflação de 2010 e 2011. A deste ano subiu de 5,5% para 5,9%; e a do ano que vem, de 5,5% para 5,7%. Ou seja, elas estão se distanciando do centro da meta, de 4,5%. O pior aqui é a previsão para o ano que vem, porque o resultado deste ano já virou consenso de que ficará longe mesmo do centro.

Com essa piora, o Itaú espera que o Banco Central eleve a taxa Selic não mais na reunião de abril, mas já na reunião de janeiro, que será a primeira presidida por Alexandre Tombini. Será o primeiro teste de fogo para saber como será a política monetária no governo Dillma.


O Itaú acredita que os juros ficarão estáveis na reunião de dezembro, que ainda será presidida por Meirelles, mas que na ata já haverá uma sinalização clara de aumento na primeira reunião de 2011.

"As últimas divulgações do IPCA mostraram mais que uma inflação de alimentos. Os índices de difusão e as diferentes medidas de núcleo ratificam nossa percepção de maior disseminação dos reajustes de preços na economia. O mercado de trabalho está aquecido. A expansão do crédito a pessoas físicas segue em ritmo acelerado. A confiança do consumidor encontra-se em níveis recordes, impulsionando vendas e consumo", justifica o banco.

Ontem foi divulgado o IGP-M de novembro, que veio acima das projeções, com forte alta de 1,45%. Com isso, o acumulado no ano já chega a 10,56%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...