terça-feira, 14 de janeiro de 2025

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura inicia a limpeza do canal do São Pedro em preventiva às chuvas 

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) iniciou nesta terça-feira, dia 14, a limpeza de trechos do canal de drenagem do São Pedro em ação preventiva às chuvas. Com o suporte de uma retroescavadeira, operários e o operador de máquinas da Prefeitura de Itabuna está removendo lixo e entulhos nas aberturas de manilhas ao longo do canal, entre as ruas Senhor do Bonfim e Dinamarca.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, reafirmou que as ações determinadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) integram o cronograma de preparação da cidade para o período chuvoso, que deve se intensificar nos próximos três dias. A previsão é que os maiores acumulados devam acontecer hoje, dia 14, 13,6 mm até sexta-feira, dia 17,de acordo com a previsão do INMET e CEMADEN.


Até agora, já foram limpos os canais de drenagem dos bairros Canal Jaçanã, Vila Anália e da Feira da Califórnia dando prosseguimento às ações iniciadas no começo de dezembro do ano passado. O cronograma prevê ainda a limpeza dos canais dos bairros Urbis 4, Sinval Palmeira, Lomanto, Novo Lomanto e Nova Itabuna com a remoção de detritos, roçagem e utilização de maquinário para rebaixamento da calha

“ É fundamental que a população coopere com ações rotineiras de limpeza e manutenção da cidade para que não tenhamos problemas de alagamentos, mesmo as chuva intensas. Por isso, o lixo deve ser descartado em sacolas fechadas pelo menos uma hora antes da passagem dos compactadores e se evite descartar lixo nas ruas”, alertou.

FÁTIMA

Em terreno baldio na Rua São Sebastião foram removidas toneladas de lixo e entulhos, ação que se tornou recorrente diante do frequente descarte desses materiais, embora os compactadores operem regularmente nas ruas do bairro. Além de foco de doenças em prejuízo dos próprios moradores, o ponto viciado de lixo contribui para a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos e é fonte de contaminação da parte final do canal Água Branca e do Rio Cachoeira.

Armadilhas de coleta de ovos do Aedes aegypti

para identificar a proliferação do mosquito

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, vai implantar armadilhas para monitorar a proliferação do Aedes aegypti no centro, bairros e algumas localidades do município. Por enquanto, a estratégia de utilização de ovitrampas será utilizada nos bairros Fernando Gomes e Nova Ferradas, na zona oeste da cidade.


Nesta nova abordagem, as equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) depositam armadilhas compostas por um recipiente de plástico preto com um pedaço de madeira áspera, chamado Eucatex, no seu interior, para coletar os ovos do mosquito. A estratégia de combate à proliferação do mosquito é uma orientação do Ministério da Saúde para o monitoramento da predominância do Aedes aegypti em uma determinada área da cidade.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, no ato da implantação das armadilhas, o proprietário do imóvel assina um termo de responsabilidade autorizando a equipe a depositar as ovitrampas. Depois de sete dias a equipe retorna ao endereço para coletar o material e encaminhá-lo ao laboratório de análises do próprio Departamento.


Ela enfatizou que a participação da população é fundamental para o sucesso desta nova estratégia de combate ao Aedes aegypti. “Para garantir a coleta eficiente dos ovos do mosquito, a gente orienta aos proprietários dos imóveis que evitem mexer no recipiente ou mudá-lo de lugar”, comentou, acrescentando que Itabuna continua com níveis baixos de infestação para o mosquito e de casos de arboviroses: dengue, zika e chikungunya. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Prefeitura de Ilhéus honra salários da Saúde atrasados pela gestão anterior

Medida representa compromisso do novo governo, mesmo diante das condições precárias em que a pasta foi entregue A Prefeitura de Ilhéus reali...