segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

ITABUNA EM FOCO: Matriculas em Itabuna comeca na proxima quinta-feira (16)

Matrículas para o ano letivo de 2025 na Rede Municipal de Ensino começam na quinta-feira em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), informa que o período de matrículas para os alunos da Rede Municipal de Ensino começa na quinta-feira, dia 16, e segue até o dia 27. As matrículas vão atender alunos de escolas que não oferecem o ano/série subsequente, não renovaram e também para os alunos novos.
No dia 17, serão matriculados alunos da Educação Infantil, creche e pré-escola. Já nos dias 20 e 21 será a vez dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Também os alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, assim como o segmento da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

As matrículas para alunos novatos da Educação Infantil, creche e pré-escola serão realizadas no dia 22. Para os novos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), acontece nos dias 23 e 24. Já alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão matriculados nos dois dias.
A Secretaria Municipal da Educação destacou que as matrículas para alunos das Escolas do Campo serão feitas nas próprias unidades no período de 25 a 27 de janeiro.
Pais, responsáveis ou alunos maiores de 18 anos devem se dirigir a um dos postos de matrícula informatizados, das 9 às 15 horas, munidos dos documentos originais e fotocópias do Documento de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; CPF; Comprovante de residência; Atestado de escolaridade ou Transferência da escola anterior;
Também, Cartão do SUS; via original do termo de autorização e/ou recusa para vacinação na escola e Laudo ou relatório médico comprobatório para os alunos público-alvo da Educação Especial.
Os postos de matrícula informatizados são: Ferradas: Grupo Escolar Ana Francisca Messias, na Rua Dom Pedro de Alcântara, s/n; Grupo Escolar Brasília Barauna de Almeida, na Praça Pedro Portela, nº193; Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, na Rua dos Bandeirantes, s/n; Grupo Escolar Leonor Santos Pacheco, na Rua de Palha, s/n; Nova Ferradas: Escola Municipal Florípedes Santos de Oliveira, na Rua 25 de Dezembro; e Escola Iolanda Pires, na Rua do Cajueiro.
No Lomanto: Grupo Escolar Pedro Lemos, na Rua Hermes Fontes, s/n; Escola Municipal Plínio de Almeida, na Rua Neiva Oliveira, nº 132; e Escola-Creche Ester Gomes, na Rua Ciro de Matos, s/n; Nova Itabuna: Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado, na Rua D Quadra 2, nº256; Urbis IV: Grupo Escolar Professora Maria Creuza Pereira, no Caminho 9, s/n; e Grupo Escolar Frederico Smith Lima, Caminho 0, nº59.

No Manoel Leão: Escola Comunitária Juca Leão, Rua 29, s/n; Jorge Amado: Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Gil Nunesmaia, na Rua Argentina, s/n. Bairro Santa Clara: Escola Municipal Milton Rodolfo de Souza Machado, na Rua Linhares, s/n; Jardim Primavera: Grupo Escolar Professor Roberto Santos, Caminho 3, nº133; Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), no Caminho 6, s/n; Colégio Modelo da Polícia Militar, Caminho 6, s/n.

Os demais postos de matrículas podem ser acessados na edição eletrônica do Diário Oficial da Prefeitura de Itabuna através do link: https://procedebahia.com.br/itabuna/publicacoes/Diario%20Oficial%20-%20PREFEITURA%20MUNICIPAL%20DE%20ITABUNA%20-%20Ed%206302.pdf

RIO CACHOEIRA 

Prefeitura monitora as consequências das chuvas e a situação do Rio Cachoeira em Itabuna

Apesar das intensas chuvas do final de semana em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, com 12 municípios e área de drenagem de 4.600 metros quadrados, não há graves intercorrências, nem desabrigados e desalojados de acordo com um balanço preliminar da Prefeitura de Itabuna que mantém regime de plantão na Defesa Civil Municipal e na Superintendência de Serviços Públicos.

Vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), a Coordenadoria da Defesa Civil no final de semana recebeu cerca de 20 chamadas de áreas de risco na Rua da Bananeira e Mangabinha por conta da subida gradual do Rio Cachoeira, que continua sem extravasar da calha, e no Pedro Jerônimo, na zona sudeste da cidade, por conta de um leve deslizamento de terras sem vítima. O regime de prontidão continua ativo e quaisquer chamados devem ser para o celular Whatsapp: (73) 98117-4490 para mensagem de voz e de texto.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), até o dia 13, já choveu 91 milímetros em Itabuna, o que representa 82% da média normal para o mês de janeiro. Com isso, a elevação do Rio Cachoeira chegou a 2,5 metros na manhã de hoje, principalmente depois das intensas chuvas nas cabeceiras em Itororó, onde choveu 116 mm em Itororó em janeiro, 147% da média, onde os acumulados alcançou 94 mm, 116% da média normal para o mês.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, não houve registro de alagamentos, o que demonstra o acerto das medidas preventivas com a limpeza e manutenção de bocas de lobo, bueiros e canais de drenagem. Quanto às baronesas, ele disse que a vazão do Rio Cachoeira tem facilitado sua dispersão natural, sem riscos ou eventuais danos à estrutura da Ponte Miguel Calmon que liga o centro da cidade à parte da zona sul.

“O fato de o pontilhão molhado de acesso à Vila de Itamaracá estar submerso é normal diante da cheia do Rio Cachoeira. A situação só vai acabar com a construção de uma nova ponte pelo Governo do Estado, onde já tramita projeto apresentado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), disse Sousa Lino.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...