sexta-feira, 20 de outubro de 2023

SANDOVAL MAIOR DIRIGENTE DO ITABUNA FAZ ANIVERSARIO

(Hoje em vida, Sandoval Benevides pode ser considerado o maior dirigente futebolístico, também, do interior da Bahia)

Taça serie B. Último titulo  baiano

Com cinco décadas de Itabuna Esporte Clube (IEC), desde 1978,  levando o time, a ser campeão, mais uma vez, da Série B, e retornando ao seu lugar; Série A, o polivalente e incansável, Sandoval Pereira Benevides, também dos carnavais e romarias de Bom Jesus da Lapa,  neste dia 21 de outubro (sabado), completa 77 anos de idade. 

Parte de sua história 

No momento, ocupando o cargo de vice-presidente do Itabuna Esporte Clube, Sandoval Benevides, fala com muito orgulho,que ingressou na direção do Clube, em 1978, a convite do diretor da época; o comunicador  Ramiro Soares Aquinos, a partir daí, se tornando um dos maiores defensores e dirigentes  do Itabuna Esporte Clube; ovacionado e apaixonado pela agremiação, com à sua iniciativa  levou,  novamente, sem se falar em seu trabalho na sede social, o time à Série A, e à Copa Brasil!

Além desse incansável trabalho em defesa do "Time de Fé" "Dragão do Sil" ou "Azulino", paixão da torcida grapiúna. Sandoval ocupou o seu primeiro cargo, sendo nomeado diretor-social e vice-presidente do Clube, ao  lado do Tenente Aloísio, quando fez seu primeiro contato com o ex-presidente, João Xavier. 

Na época, o presidente era Silvio Roberto. Nesta função. ele. permaneceu por dez anos, ocupando também a  vice-presidencia do futebol Amador (hoje o sub-20). A partir daí, foi eleito presidente do Itabuna Esporte Clube, por três vezes, assim como, vice-presidente. Aliado a todo esse trabalho, dentro de muita luta, Sandoval foi duas vezes campeão da Série B, e tirou o time duas vezes da falência, disputando também quatro copas da FBF. Com a sua grande experiencia e mobilização de todo o quadro social do Clube, conseguiu, ao lado de dirigentes de sua confiança. Como:  Raimundo Papel e Carlinhos Capenga,  abrir novas eleições. E, numa questão de bom snso, elegeu o nome de Rodrigo Xavier. quando ninguém mais queria colocar o seu nome para o cargo de  presidente,  devido ao descrédito que  chegou o Itabuna Esporte Clube. Muito diferente de  hoje que só depende do estádio para disputar o Campeonato Bahiano (Primeira Divisão) é à Copa Brasil.  

Essa dedicação de Sandoval Benevides, da  sua imensa responsabilidade e dedicação com o time e a torcida itabunense, lhe concederam os títulos: Patrimonial, Honorário e Benemérito, e ao lado do presidente Rodrigo Xavier (Rodrigão), sem dúvida, ele pode ser considerado um dos maiores dirigente da história do Itabuna Esporte Clube, e do futebol amador e profissional do Sul da Bahia.


Romaria e Carnaval 

Mesmo com todo esses serviços voltados e desenvolvidos no Itabuna; "O nosso Time de Fê!", o polivalente Sandoval Benevides, mantém à sua Romaria a Bom Jesus da Lapa, numa seleção eclética de seus familiares e amigos, há 48 anos. Ao lado da Romaria, como carnavalesco, já participa do Carnaval de Itabuna, há 50 anos. Fundou em 2004, o bloco "Dez...Casados!", atendendo solicitação de vários amigos. E o bloco, com repertório de machinhas dos velhos carnavais, fez o seu primeiro sucesso, no Carnaval de 2005. Contando com o apoio irrestrito do saudoso prefeito Fernando Gomes. 

Ai, está, um pouco da grande luta, por amor a Itabuna, do grande lidet Sandoval Benevides, completando mais um aniversário. Feliz do Itabuna Esporte Clube, e de Itabuna se pudéssemos contar com mais de um Sandoval Pereira Benevides! Vida longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...