sexta-feira, 20 de outubro de 2023

SANDOVAL MAIOR DIRIGENTE DO ITABUNA FAZ ANIVERSARIO

(Hoje em vida, Sandoval Benevides pode ser considerado o maior dirigente futebolístico, também, do interior da Bahia)

Taça serie B. Último titulo  baiano

Com cinco décadas de Itabuna Esporte Clube (IEC), desde 1978,  levando o time, a ser campeão, mais uma vez, da Série B, e retornando ao seu lugar; Série A, o polivalente e incansável, Sandoval Pereira Benevides, também dos carnavais e romarias de Bom Jesus da Lapa,  neste dia 21 de outubro (sabado), completa 77 anos de idade. 

Parte de sua história 

No momento, ocupando o cargo de vice-presidente do Itabuna Esporte Clube, Sandoval Benevides, fala com muito orgulho,que ingressou na direção do Clube, em 1978, a convite do diretor da época; o comunicador  Ramiro Soares Aquinos, a partir daí, se tornando um dos maiores defensores e dirigentes  do Itabuna Esporte Clube; ovacionado e apaixonado pela agremiação, com à sua iniciativa  levou,  novamente, sem se falar em seu trabalho na sede social, o time à Série A, e à Copa Brasil!

Além desse incansável trabalho em defesa do "Time de Fé" "Dragão do Sil" ou "Azulino", paixão da torcida grapiúna. Sandoval ocupou o seu primeiro cargo, sendo nomeado diretor-social e vice-presidente do Clube, ao  lado do Tenente Aloísio, quando fez seu primeiro contato com o ex-presidente, João Xavier. 

Na época, o presidente era Silvio Roberto. Nesta função. ele. permaneceu por dez anos, ocupando também a  vice-presidencia do futebol Amador (hoje o sub-20). A partir daí, foi eleito presidente do Itabuna Esporte Clube, por três vezes, assim como, vice-presidente. Aliado a todo esse trabalho, dentro de muita luta, Sandoval foi duas vezes campeão da Série B, e tirou o time duas vezes da falência, disputando também quatro copas da FBF. Com a sua grande experiencia e mobilização de todo o quadro social do Clube, conseguiu, ao lado de dirigentes de sua confiança. Como:  Raimundo Papel e Carlinhos Capenga,  abrir novas eleições. E, numa questão de bom snso, elegeu o nome de Rodrigo Xavier. quando ninguém mais queria colocar o seu nome para o cargo de  presidente,  devido ao descrédito que  chegou o Itabuna Esporte Clube. Muito diferente de  hoje que só depende do estádio para disputar o Campeonato Bahiano (Primeira Divisão) é à Copa Brasil.  

Essa dedicação de Sandoval Benevides, da  sua imensa responsabilidade e dedicação com o time e a torcida itabunense, lhe concederam os títulos: Patrimonial, Honorário e Benemérito, e ao lado do presidente Rodrigo Xavier (Rodrigão), sem dúvida, ele pode ser considerado um dos maiores dirigente da história do Itabuna Esporte Clube, e do futebol amador e profissional do Sul da Bahia.


Romaria e Carnaval 

Mesmo com todo esses serviços voltados e desenvolvidos no Itabuna; "O nosso Time de Fê!", o polivalente Sandoval Benevides, mantém à sua Romaria a Bom Jesus da Lapa, numa seleção eclética de seus familiares e amigos, há 48 anos. Ao lado da Romaria, como carnavalesco, já participa do Carnaval de Itabuna, há 50 anos. Fundou em 2004, o bloco "Dez...Casados!", atendendo solicitação de vários amigos. E o bloco, com repertório de machinhas dos velhos carnavais, fez o seu primeiro sucesso, no Carnaval de 2005. Contando com o apoio irrestrito do saudoso prefeito Fernando Gomes. 

Ai, está, um pouco da grande luta, por amor a Itabuna, do grande lidet Sandoval Benevides, completando mais um aniversário. Feliz do Itabuna Esporte Clube, e de Itabuna se pudéssemos contar com mais de um Sandoval Pereira Benevides! Vida longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...