terça-feira, 17 de outubro de 2023

IV Conferência de Cultura de Itabuna será Centro de Cultura Adonias Filho


A Prefeitura de Itabuna vai realizar a IV Conferência Municipal de Cultura (CMCI) no final de semana, dias 21 e 22, juntamente com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Neste ano, o evento, que será realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”.

No sábado, a programação terá o início com o credenciamento para os participantes e abertura oficial com a Mesa Institucional, falas dos gestores e suas representações e será proferida a Fala Magna sobre o tema da Conferência. Em seguida, será feita a leitura, destaque e aprovação do Regimento Interno. A noite também será coroada com apresentações culturais de artistas itabunenses.

No domingo, dia 22, haverá a apresentação dos conteúdos pelos mediadores de seis eixos temáticos, trabalhos de grupos, plenárias, eleição do GT para acompanhamento do Plano de Ações Estratégicas do Município e de delegados para a Conferência Territorial.

Nesse dia, o evento terá início às 8h, com a continuação do credenciamento, trabalhos indicados, com intervalo para almoço e continuação prevista para a tarde e encerramento às 18h, com apresentação musical.

A diretora de Planejamento e Projetos da FICC e presidente da Conferência, Bruna Setenta, explicou que uma Conferência de Cultura se constitui em uma importante participação social, onde o debate e a união de esforços serão impulsos orientadores para que diversas mentes criativas da cultura avancem no processo de uma Itabuna ativa e empreendedora.

“As articulações entre o governo municipal e a sociedade civil, representada por entidades culturais e segmentos sociais, têm o objetivo de analisar a situação cultural como um todo no município e, a partir daí, sugerir diretrizes para a formulação de políticas públicas para o setor”, acrescentou.

Bruna reforçou ainda a importância do debate com a sociedade e o poder público para a elaboração de uma política que fortaleça a democracia participativa. Para ela, uma política cultural com a dimensão do município de Itabuna e à altura de sua diversidade e riqueza “só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura estiverem em diálogo com trabalhadores da cultura que são o tecido vivo desta riqueza”.

“A Conferência Municipal de Cultura é a nossa instância de participação e do exercício da democracia. Aliás, o exercício pleno da democracia passa pelo direito à cultura como um direito de cidadania e de livre expressão de criação e do pensamento, através das múltiplas vozes e da diversidade brasileira”, afirma a técnica em projeto da FICC, Geny Xavier.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...