A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo, entregou um novo aparelho de Eletrocardiograma (ECG) para a UPA 24 Horas do Monte Cristo.
A cessão do aparelho foi viabilizada por meio do projeto “Boas Práticas na Atenção em Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, que foi implantado na unidade da UPA Monte Cristo.
O ECG é destinado à assistência de pacientes que chegam com dor torácica naquela unidade. A partir de exames, é possível aos médicos da HCOR gerar um laudo em poucos minutos e diagnosticar se o paciente necessita ou não de intervenção imediata, a exemplo do cateterismo.
Caso diagnosticada a necessidade, o paciente já é então encaminhado de imediato ao Hospital Calixto Midlej para que seja realizado o procedimento coronariano.
A coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Rafaela Caldas, em nome da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) agradeceu a parceria com o HCOR e destacou que o aparelho para exames de ECG proporcionará mais celeridade na assistência aos pacientes de urgência cardíaca assistidos na UPA 24 Horas.
Prefeitura cria Comitê de Acolhimento a Imigrantes
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Josué Brandão Júnior, a questão envolvendo os migrantes venezuelanos recém-chegados à cidade fez com que fosse feito um alinhamento envolvendo as secretarias de Governo, Gestão e Inovação, Saúde, Educação, Segurança e Ordem Pública e de Fazenda e Orçamento.
“Precisamos estar preparados para atender questões humanitárias como esta. O Comitê Intersetorial tem por objetivo propor ações e estratégias coletivas a serem implantadas quanto ao acolhimento dos refugiados em nosso município, proporcionando acolhimento humanizado e digno”, resumiu.
Desde que chegaram à Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva no dia 5 deste mês, o grupo de cerca de 60 migrantes indígenas venezuelanos foi acolhido pela Prefeitura que montou um abrigo para atendê-los. Além disso, a SEMPS mobilizou as defensorias públicas do Estado (DPE-BA) e da União (DPU) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília, para informar sobre a presença desse grupo em Itabuna.
”Todos foram acolhidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde receberam cuidados com a higiene pessoal e alimentação, inicialmente. Depois, foram levados ao abrigo, onde estão recebendo alimentação e cuidados com a saúde. Todos foram submetidos ao teste da Covid-19, com resultado negativo”, informou o secretário Júnior Brandão.
Ascom
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável