quinta-feira, 19 de outubro de 2023

ITABUNA EM FOCO

 Colaboradores do Hospital de Base fazem visita técnica ao Hospital Irmã Dulce

Colaboradores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizaram uma visita técnica ao Hospital Irmã Dulce, em Salvador.

O engenheiro ambiental Guilherme Malta e o auxiliar de limpeza Adenilson Nascimento foram conhecer como funciona o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde da unidade hospitalar que é referência.

“A Vigilância Sanitária elogiou a evolução do Hospital de Base em relação ao gerenciamento de resíduos e nos sugeriu fazer essa visita com o incentivo da direção-executiva. Estamos em busca de melhorias contínuas”, disse o engenheiro.

Durante a visita ao hospital da capital, os colaboradores observaram questões ligadas à segurança do trabalho, receberam dicas sobre a responsabilização dos setores em relação ao gerenciamento de resíduos e tiveram uma noção de organização daquela unidade  hospitalar.

“O Hospital Irmã Dulce possui um sistema bem desenvolvido quanto ao cumprimento de normas e leis, além de uma estrutura gigantesca. Vamos começar a desenvolver alguns mecanismos com base no que aprendemos lá”, frisou o engenheiro.colaboradores.

Já seo Adenilson Nascimento ficou maravilhado com a visita. “É algo totalmente diferente, mas que dá pra gente aplicar aqui em benefício do hospital” acrescentou.

O diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, destacou que a estrutura de gerenciamento de resíduos vai além de lixeiras e carrinhos de coleta. Perpassa pelo serviço de destinação correta e isso tem impacto direto nos custos do hospital.

“A visita contribuiu na capacitação da equipe para receber a nova estrutura do hospital, que terá seus serviços ampliados e cujas obras estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). “Vamos crescer. Então, precisamos crescer organizados”, declarou.

A ideia é que a partir dos conhecimentos adquiridos na unidade hospitalar da capital, o Hospital de Base possa funcionar de forma mais sustentável, diminuindo custos, evitando acidentes de trabalho e preservando a saúde dos trabalhadores, tornando-se assim, em ambiente mais saudável para os pacientes e colaboradores.

46ª Edição dos Jogos Estudantis enchem a Vila Olímpica de sons, cores e alegria

O esquenta começou na manhã de hoje às 7h30min com o jogo infantil de vôlei feminino entre atletas das Escolas Lua Nova x CIOMF. Na sequência, entraram em quadra estudantes e atletas do vôlei infantil masculino da Escola Lua Nova x Divina, na quadra da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso com muita energia, sons, cores e alegria.

Tudo isto para anunciar a abertura da 46ª Edição dos Jogos Estudantis, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, cuja abertura acontece nesta quinta-feira, dia 19. A solenidade oficial, com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e de autoridades, se realizou às 13h30min.

 De acordo com o coordenador dos Jogos Estudantis, professor Francisco Leone, ao todo serão 19 modalidades esportivas, dentre elas estão, vôlei de quadra, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e a novidade para essa edição: a inclusão da sinuca, que vai homenagear o itabunense Rui Chapéu, o maior nome da modalidade do esporte no Brasil.

A estudante Camile Almeida é atleta de 13 anos e representa o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF). Ela disse que está com as expectativas nas alturas. “A gente se empenhou muito nos treinos, aprendemos coisas novas e aprimoramos o que já sabíamos. Por isso, queremos fazer jus ao colégio e nosso objetivo é fazer o melhor”, contou.

A professora de vôlei Amanda Santos da Academia de Vôlei (ADV) falou que incentiva seus atletas sempre mostrando como é o jogo e o quanto o esporte é importante para o desenvolvimento do estudante e da juventude. Ela ressaltou que a Vila Olímpica é a grande referência de encontros e jogos para os estudantes e atletas itabunenses e regionais.

Rosangela e Ticiana são mães de atletas e destacaram o quanto a presença dos pais é importante no processo de desenvolvimento social dos filhos como atletas. Elas falaram do comprometimento com o pensamento coletivo e competitivo de forma saudável entre os jovens.

Os jogos serão realizados na Vila Olímpica, no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC) - antigo Colégio Estadual de Itabuna -, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e na Academia Sogabe de Judô. 

A servidora pública Fabiana Almeida, do Setor administrativo da Vila Olímpica, contou que os jogos envolvem crianças, adolescentes e jovens matriculados nas redes pública e privada de ensino do município. “Além de promover mais saúde e desenvolvimento social “é um olhar diferenciado, abre oportunidades futuras. Isso é importantíssimo”, frisou.

Além da expectativa de atender uma grande demanda de público de cerca de 2.000 alunos, os Jogos Estudantis promovem interação social e abrem oportunidades para o comércio informal.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...