Colaboradores do Hospital de Base fazem visita técnica ao Hospital Irmã Dulce
Colaboradores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizaram uma visita técnica ao Hospital Irmã Dulce, em Salvador.
O engenheiro ambiental Guilherme Malta e o auxiliar de limpeza Adenilson Nascimento foram conhecer como funciona o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde da unidade hospitalar que é referência.
“A Vigilância Sanitária elogiou a evolução do Hospital de Base em relação ao gerenciamento de resíduos e nos sugeriu fazer essa visita com o incentivo da direção-executiva. Estamos em busca de melhorias contínuas”, disse o engenheiro.
Durante a visita ao hospital da capital, os colaboradores observaram questões ligadas à segurança do trabalho, receberam dicas sobre a responsabilização dos setores em relação ao gerenciamento de resíduos e tiveram uma noção de organização daquela unidade hospitalar.
“O Hospital Irmã Dulce possui um sistema bem desenvolvido quanto ao cumprimento de normas e leis, além de uma estrutura gigantesca. Vamos começar a desenvolver alguns mecanismos com base no que aprendemos lá”, frisou o engenheiro.colaboradores.
Já seo Adenilson Nascimento ficou maravilhado com a visita. “É algo totalmente diferente, mas que dá pra gente aplicar aqui em benefício do hospital” acrescentou.
O diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, destacou que a estrutura de gerenciamento de resíduos vai além de lixeiras e carrinhos de coleta. Perpassa pelo serviço de destinação correta e isso tem impacto direto nos custos do hospital.
“A visita contribuiu na capacitação da equipe para receber a nova estrutura do hospital, que terá seus serviços ampliados e cujas obras estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). “Vamos crescer. Então, precisamos crescer organizados”, declarou.
A ideia é que a partir dos conhecimentos adquiridos na unidade hospitalar da capital, o Hospital de Base possa funcionar de forma mais sustentável, diminuindo custos, evitando acidentes de trabalho e preservando a saúde dos trabalhadores, tornando-se assim, em ambiente mais saudável para os pacientes e colaboradores.
46ª Edição dos Jogos Estudantis enchem a Vila Olímpica de sons, cores e alegria
O esquenta começou na manhã de hoje às 7h30min com o jogo infantil de vôlei feminino entre atletas das Escolas Lua Nova x CIOMF. Na sequência, entraram em quadra estudantes e atletas do vôlei infantil masculino da Escola Lua Nova x Divina, na quadra da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso com muita energia, sons, cores e alegria.
Tudo isto para anunciar a abertura da 46ª Edição dos Jogos Estudantis, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, cuja abertura acontece nesta quinta-feira, dia 19. A solenidade oficial, com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e de autoridades, se realizou às 13h30min.
De acordo com o coordenador dos Jogos Estudantis, professor Francisco Leone, ao todo serão 19 modalidades esportivas, dentre elas estão, vôlei de quadra, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e a novidade para essa edição: a inclusão da sinuca, que vai homenagear o itabunense Rui Chapéu, o maior nome da modalidade do esporte no Brasil.
A estudante Camile Almeida é atleta de 13 anos e representa o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF). Ela disse que está com as expectativas nas alturas. “A gente se empenhou muito nos treinos, aprendemos coisas novas e aprimoramos o que já sabíamos. Por isso, queremos fazer jus ao colégio e nosso objetivo é fazer o melhor”, contou.
A professora de vôlei Amanda Santos da Academia de Vôlei (ADV) falou que incentiva seus atletas sempre mostrando como é o jogo e o quanto o esporte é importante para o desenvolvimento do estudante e da juventude. Ela ressaltou que a Vila Olímpica é a grande referência de encontros e jogos para os estudantes e atletas itabunenses e regionais.
Rosangela e Ticiana são mães de atletas e destacaram o quanto a presença dos pais é importante no processo de desenvolvimento social dos filhos como atletas. Elas falaram do comprometimento com o pensamento coletivo e competitivo de forma saudável entre os jovens.
Os jogos serão realizados na Vila Olímpica, no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC) - antigo Colégio Estadual de Itabuna -, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e na Academia Sogabe de Judô.
A servidora pública Fabiana Almeida, do Setor administrativo da Vila Olímpica, contou que os jogos envolvem crianças, adolescentes e jovens matriculados nas redes pública e privada de ensino do município. “Além de promover mais saúde e desenvolvimento social “é um olhar diferenciado, abre oportunidades futuras. Isso é importantíssimo”, frisou.
Além da expectativa de atender uma grande demanda de público de cerca de 2.000 alunos, os Jogos Estudantis promovem interação social e abrem oportunidades para o comércio informal.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável