Dirigentes e secretários de trânsito da Bahia vão participar nos próximos dias 13 e 14 de Julho, no Teatro Municipal Candinha Dória da terceira edição do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Um dos principais objetivos deste encontro em Itabuna é promover a integração dos municípios, através da troca de experiências, além de propor diretrizes e padrões para o transporte público e o trânsito.
É importante lembrar que o 3º Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana foi idealizado por representantes do Governo da Bahia em razão da necessidade de identificar os principais gargalos e dificuldades enfrentadas pelo setor e ainda discutir posicionamentos consensuais.
Na quinta-feira, dia 13, o encontro será das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Já na sexta-feira, dia 14, o evento terá continuidade no horário das 8 às 14h. O encontro será aberto pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que vai recepcionar os dirigentes, secretários e autoridades.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito e anfitrião do encontro, Thales Silva, destacou que este Fórum será mais um momento que ajudará as autoridades a compreender as necessidades da população. “Será possível apontar soluções para a melhoria do setor e a consequente melhoria dos serviços prestados”, comenta.
“Será também um momento ímpar para se debater o tema principal que é a mobilidade urbana, assim como também o transporte público de um modo geral. Certamente, chegaremos a um consenso para a elaboração de uma carta que deverá ser encaminhada ao Governo Federal. Aqui estarão reunidos secretários de várias cidades, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jequié” destacou.
Servidores públicos passam por capacitação
Júnior Brandão
Nesta sexta-feira, dia 7, servidores das secretarias municipais de Saúde e da Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) participaram de um treinamento para atuar na fiscalização das provas do Processo Seletivo Simplificado, que vai ocorrer neste domingo, dia 9.
As provas vão ser realizadas escolas CAIC Jorge Amado, no Jardim Primavera, Adeum Sauer, no Vila Anália, Everaldo Cardoso e Colégio da Polícia Militar, e Complexo Educacional(, que é o antigo Colégio Estadual), no São Caetano, e IMEAM, no Alto Mirante.
Durante o encontro, foram passadas orientações aos coordenadores, responsáveis pelos fiscais, às equipes que fazem a entrega das provas, acompanham os candidatos e faz a conferência dos documentos.
“No domingo, os portões abrem às 7h e fecham às 7h20min, quando os candidatos já estiverem nas salas, onde fiscais vão fazer a conferência da documentação. As provas serão aplicadas e os candidatos terão quatro horas para responder as questões”explica a supervisora do Departamento do SUAS, Suzy Meire Martins.
O processo seletivo vai preencher 17 funções em cargos, como Orientador Social, Cuidador, Auxiliar de Cozinha, Digitador, Orientador Profissional, Porteiro, Técnico Administrativo, Assistente Social e Psicólogo.
O secretário da Promoção Social e Combate a Pobreza, Josué Brandão Júnior, disse que o processo tem 4.800 inscritos. Por uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) não foi cobrada a taxa de inscrição. Ele informou que a próxima etapa é a análise curricular dos candidatos. Já os pardos e negros terão um encontro para certificação por uma Comissão.
De acordo com o Edital, o contrato tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por mais um período. “Alguns servidores da SEMPS tiveram os contratos encerrados. Por isso, foi necessária a abertura do Processo Simplificado”, falou o secretário Junior Brandão.
Defesa Civil atualiza dados de situação de risco do município
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação da Defesa Civil, emitiu 305 notificações em apenas um ano de atividades na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). O trabalho é o resultado de vistorias e solicitações feitas diariamente pela comunidade relacionadas à situação de risco em diversas áreas centrais e periféricas da cidade.
As solicitações mais comuns estão relacionadas à queda de árvores, muros e estruturas residenciais e comerciais com rachaduras, além de postes e componentes de circuito elétrico. “Algumas dessas situações podem parecer inofensivas, mas são riscos sérios que podem prejudicar o cidadão”, frisou o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito.
Ele informou que o clima tropical da região sul da Bahia favorece o processo de desgaste de material de forma mais contínua. “Boa parte dos problemas relatados pela população, está associada justamente a ambientes com elevado índice de umidade em estruturas físicas”, justificou.
Kaique explicou que após cada denúncia, os agentes fazem a vistoria in loco e, sendo constatada a situação, eles orientam os proprietários a promoverem melhorias a fim de superar o risco que pode causar danos, inclusive a pessoas, animais, veículos, etc.
O coordenador disse ainda que mesmo em período em que não há chuvas intensas, o trabalho da Defesa Civil é contínuo e realizado principalmente nas 32 áreas de risco mapeadas no município.
Outra ação importante realizada pela unidade da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) é a publicação periódica de Boletins Meteorológicos nos canais oficiais da Prefeitura e meios de comunicação com o objetivo de consolidar o monitoramento de cenários de desastres que podem ocorrer no município.Kaique Brito lembrou que uma das preocupações do prefeito Augusto Castro é garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos, por meio de ações preventivas. Ele conta que a Prefeitura tem um mapeamento de áreas de riscos que ajuda no enfrentamento de adversidades.
A Defesa Civil conta com 13 agentes, sendo dois engenheiros e técnicos especializados em diversas áreas, inclusive em edificações e segurança do trabalho. Denúncias podem e maiores informações podem ser feitas pelos telefones 199 com mensagem de voz e texto pelo WhatsApp (73)98117-4490, além das redes sociais.
Grupamento Ambiental da Guarda Civil participa de curso de nivelamento
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal Segurança e Ordem Pública (SESOP), vai realizar no período de 12 de julho a 30 de agosto o 1º Curso de Nivelamento do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA). O objetivo é promover a atualização de conhecimentos no aspecto jurídico ambiental para a atividade policial, no que diz respeito às atribuições e competências da unidade da Guarda Civil Municipal (GCM).
O início do curso está programado para terça-feira, dia 12, às 9 horas, no auditório do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM). A capacitação é modulada em 18 encontros, sendo dois por semana, e terá carga horária de 80 horas com atividades teóricas e práticas na modalidade de palestras.
Vão atuar como facilitadores, representantes de instituições parceiras com atuação na área do meio ambiente, a exemplo do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Inspetor GCM Inácio Pereira, durante o nivelamento serão abordados temáticas como políticas públicas e a estrutura funcional dos órgãos parceiros – INEMA, Vigilância Sanitária Municipal, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Coordenadoria da Defesa Civil Municipal.
Também serão tratados aspectos das leis ambientais do estado e do município, bem como o Código de Posturas do Município de Itabuna.
Inspetor Inácio diz ainda que os 18 integrantes do GOPA/GCM que participarão do nivelamento terão acesso a conhecimentos sobre educação ambiental, noções de atendimento pré-hospitalar e de técnicas de captura e manuseio de animais silvestres e domésticos, além de práticas de condicionamento físico.
“A partir deste nivelamento, a nossa expectativa é de que os prepostos do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental continuem atuando de forma respeitosa e com amplo respaldo jurídico, desenvolvendo seu trabalho de maneira mais eficaz para melhor atender à sociedade itabunense”, finalizou o comandante da GCM.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável