quarta-feira, 5 de julho de 2023

ITABUNA EM FOCO: Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro abre 750 vagas neste semestre

 A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), inicia na segunda-feira, dia 10, o período de matrículas na Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. Ao todo serão oferecidas 750 vagas com início das aulas no próximo dia 24.

As vagas destinam-se a jovens que já tenham o ensino fundamental completo e desejam ter uma capacitação nos cursos de Corte e Costura, Artesanato, Bordado, Pintura, Arte Culinária, Cabeleireiro, Crochê, Informática e Manicure. Neste semestre não será disponibilizado o curso de Estética.


As inscrições serão feitas na própria unidade, na Rua São Vicente de Paula, das 8h30min às 19 horas. As senhas serão distribuídas a partir das 8h.



No ato da matrícula é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e número do NIS. Além disso, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ser morador de Itabuna.


CALENDÁRIO


10/07– Corte, Costura e Artesanato

11/07 –, Bordado e Pintura

12/07 – Cabeleireiro

13/07 – Manicure e Crochê

14/07 – Arte e Culinária

18/07 – Informática

Associação dos Agentes Ambientais comemora sucesso da coleta de recicláveis no Ita Pedro 2023

 

O sucesso do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil, continua rendendo bons frutos. Este é o caso da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRRI), cujos integrantes ainda comemoram não apenas o lucro proporcionado pela coleta de quase sete mil toneladas de material reciclável, mas também a visibilidade do trabalho deles diante do grande público do evento.


 O presidente da AACRRI, Ricardo Ferreira dos Santos, explicou que algumas pessoas ainda não conheciam o trabalho de coleta de recicláveis e a importância social e ambiental da participação da associação na festa. Por isso, foi possível perceber certa preocupação do público em direcionar as latinhas para os catadores.


“Essa festa foi grandiosa em todos os sentidos e isso faz uma grande diferença para a comunidade, especialmente para nós catadores não só pelo faturamento, mas pelo reconhecimento do nosso trabalho” reforçou Ricardo Ferreira.


Ele aproveitou para agradecer ao prefeito Augusto Castro e ao presidente da FICC, Aldo Rebouças, pela organização do Ita Pedro. “Nos deram a oportunidade de mostrar ao público que não somos apenas catadores de recicláveis, mas agentes ambientais que trabalham para preservar o meio ambiente, por meio da coleta de material reciclável, que antes ia parar nas vias públicas e nos rios”, acrescentou.


Ricardo também destacou o importante apoio da Trifil que disponibilizou bombonas em pontos estratégicos para facilitar a coleta, conscientizar as pessoas da importância da coleta seletiva e da participação de todos nesse trabalho que beneficia a comunidade.


Quem também comemora o sucesso da festa pela boa produtividade é o agente ambiental Vancelmo Gomes Santos. Ele demonstrou gratidão com o faturamento, pois, em apenas quatro dias do Ita Pedro foram coletados 6.400 quilos de recicláveis. “Todos os colegas de trabalho também são da mesma opinião e estão satisfeitos pela geração de renda-extra muito bem-vinda que a festa nos proporcionou”, afirmou.


O Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil foi realizado entre os dias 29 de junho a 2 de julho. Nesse período, pelo menos 50 catadores e catadoras com equipamentos de proteção individual (EPIs) e para a coleta, recolheram 1.409 Kg de garrafas PET, 1.400 de latinhas de alumínio, mais 1.400 de papelão e 2.010 kg de plástico. O material foi processado na Central de Triagem, mantida pela AACRRI, no bairro Lomanto.


A ação da AACRRI no Ita Pedro 2023 contou com o apoio das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e do Meio Ambiente (SEMA), CESOL Litoral Sul, Prefeitura de Itabuna, Defensoria Pública do Estado da Bahia e das empresas CVR Costa do Cacau e Biosanear.



SESAB divulga primeiro LIRAa de 2023 que aponta diminuição dos casos de dengue

  


 A Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) divulgou o primeiro Levantamento Rápido do Índice para Aedes Aegypti LIRAa/LIA de 2023, que contempla os índices de monitoramento de diversas cidades do estado para casos de proliferação do mosquito.  


No Levantamento, que contempla os meses de abril e maio, Itabuna apontou índice de 3,13% de LIRAa, o que é considerado estável em relação aos meses anteriores, indicando que o município não ultrapassou o Alerta Amarelo neste ano.


A Coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Ribeiro, atribui os avanços ao empenho incansável da Secretaria Municipal de Saúde, em especial dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) nas ações de conscientização, mutirões e visitas domiciliares.


"É Importante destacar também que apesar da estabilidade, os trabalhos e a conscientização sobre os cuidados não podem parar. Estamos em época de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito. Por isso, é importante que a população fique atenta aos recipientes que acumulam água em quintais e áreas livres. E, se necessário, alertar a Divisão de Endemias, por meio do Disk-Dengue: 3612-8324”, afirmou Lucimar.


O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.


NOVO LARVICIDA


Seguindo a recomendação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (DIVEP) e da Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial (CODTV) e GT Arboviroses, o município de Itabuna aderiu ao uso do novo larvicida BTi granulado para o tratamento focal nas atividades de controle do Aedes aegypti e Aedes Albopictus.


O BTi é um inseticida biológico para uso contra larvas de mosquitos com maior eficácia, combatendo os insetos em até 24 horas após aplicação do produto, pois age diretamente na parede intestinal das larvas, eliminando os criadouros nas casas e demais locais da cidade.


Melhorias no acessos à Escola Charlotte Petri

 


A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Educação, vai promover melhorias no acesso à Escola Charlotte Petri, na Fazenda Santo Antônio, na zona rural do município, visando beneficiar tanto os alunos, professores e técnicos da unidade quanto os moradores da região, localizada na rodovia BR-101.


Na manhã de ontem, dia 4, a secretaria municipal da Educação, professora Adriana Tumissa, e a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação visitaram a Escola Charlotte Petri, acompanhada pela secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, e sua equipe, quando avaliaram a estrutura física da escola, que passou por requalificação recentemente com o apoio da Prefeitura de Itabuna


Durante a visita, foi constatado que a unidade escolar do campo está em excelentes condições para receber os alunos e professores. Além disso, as equipes também interagiram com a comunidade local e fizeram uma vistoria nas estradas que dão acesso à Escola Charlotte Petri.


Essa iniciativa demonstra o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD)  em fazer melhorias nas escolas do campo e garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes do ensino fundamental. Com essa parceria entre as secretarias da Educação e de Infraestrutura e Urbanismo será possível promover mais avanços e oferecer um ambiente propício ao aprendizado.


Desta forma, a gestão municipal está empenhada em garantir que as escolas do campo tenham uma estrutura adequada e condições favoráveis para o desenvolvimento educacional, contribuindo para o progresso do município como um todo.

Asom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...