sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Clínica psiquiátrica clandestina interditada e com prazo de 72 horas para saída de pacientes

Um dos pascinetes da clinica situada na Rua da França no Bairro São Judas Tadeu, foi flagrado pela policia militar amarado igual a um animal

Depois da ação fiscalizadora na manhã desta sexta-feira, dia 17, executada por agentes do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Itabuna interditou uma clínica psiquiátrica clandestina que funcionava na Rua da França, no Bairro São Judas Tadeu. Além disso, deu prazo de 72 horas para que o proprietário, cujo nome não foi divulgado, promova junto a familiares dos pacientes o retorno a seus locais de origem.

A ação contou com a participação do Departamento de Saúde Mental do município, que ampliou a fiscalização para outro local no Bairro Castália, mantido em situação análoga pelo mesmo dono da clínica irregular interditada. O Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal.

“Fixamos o prazo de retorno dos pacientes às suas casas em 72 horas, com o apoio de familiares, ou que sejam encaminhados a outros locais de atendimento autorizados e com licenciamento em dia”, sintetizou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.

Segundo ela, o dono da clínica jamais pediu à Prefeitura alvarás de funcionamento ou sanitário, o que configura descumprimento da legislação. Além disso, os agentes de fiscalização informaram que as condições da clínica eram precárias, o que será objeto de relatório sigiloso que ainda está sendo elaborado para o andamento do procedimento instaurado.

O fato de uma clínica ilegal está em funcionamento, abrigando pacientes e sem quaisquer sinais que a identificassem como estabelecimento de saúde, foi denunciado por parentes de um idoso que foi encontrado no chão, amarrado, sujo e com ferimentos na quinta-feira, dia 16. A irregularidade foi motivo de um Boletim de Ocorrência apresentado pela família no Complexo Policial de Itabuna para que a Polícia Civil investigue se a ocorrência configura algum tipo de crime.

COMUNICADO

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que em virtude do Decreto que declara ponto facultativo de segunda-feira, dia 20, ao meio-dia de quarta-feira dia 22, por conta do feriado de Carnaval, as unidades de saúde não funcionarão neste período apenas aquela de pronto-atendimento.

Por isso, pessoas que necessitarem de atendimento poderão procurar a UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, e o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para pronto atendimento. Em situações de urgência e emergência pode  chamado ao SAMU-192.  As demais unidades retornarão às atividades na próxima quinta-feira, dia 23.
Ascom/Itbuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital de Base realiza a primeira cirurgia de artroscopia de nível II no interior da Bahia

Primeira cirurgia de artroscopia por vídeo nível II  realizada no interior da Bahia foi no HBLEM - Fotos Ascom O Hospital de Base Luís Eduar...