quarta-feira, 3 de novembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura divulga Campanha de Multivacinação e contra o Covid-19

A Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário da Campanha de Multivacinação e contra o Covid-19 no mês de novembro em Itabuna. Até o dia 30, pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes às Unidades Básicas e de Saúde da Família para a atualização do cartão de vacina.

As crianças e adolescentes devem ser menores de 15 anos para manter atualizadas as vacinações de rotina, incluída a contra o vírus Influenza (gripe). A vacinação das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. A documentação exigida é RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

COVID-19

Já para a vacinação contra o Covid-19, também nos períodos matutino e vespertino nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacina da 1ª, 2ª e 3ª doses será aplicada em três dias da semana. Na quarta-feira dia 3, na quinta-feira, dia 4, e na sexta-feira, dia 5, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.  

Para a primeira dose contra o Covid-19, o público é aquele maior de 18 anos, que receberá a dose da vacina Coronavac. Para a segunda dose, de quarta a sexta-feira, nas UBS e USF, nos turnos matutino e vespertino, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 6 de novembro para uso das vacinas da Coronavac, Oxford e Pfizer.

Na quinta-feira,  haverá ação de segunda dose também para aquelas pessoas que fizeram uso da primeira dose no drive-thru do dia 14 de agosto. A ação será na UniFTC das 17 às 20 horas. A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro da primeira dose.  O atendimento será por ordem de chegada.

TERCEIRA DOSE

Para a terceira dose nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, de quarta a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas,  serão imunizados  idosos maiores de 60 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 6 meses (primeira e segunda dose).

Na quinta-feira, haverá ação de terceira dose para os trabalhadores da saúde da rede pública e privada que sejam maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal (qualquer imunizante) até o dia 11 de maio passado.

A ação será na UniFTC, das 17 às 20 horas. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS, Carteira do Conselho Profissional ou declaração da empresa ou crachá e cartão de vacina com o registro da segunda dose. O atendimento também será por ordem de chegada.

Além disso, haverá  vacinação da terceira dose para pacientes dialíticos e imunossuprimidos durante a semana na Rede de Frio. Da quarta a sexta-feira,  terá aplicação da dose de reforço nos pacientes que fazem diálise e tenham alguma doença imunossupressora sendo moradores de Itabuna.  

Na quarta, quinta e sexta-feira das 8h30min às 11h30min. A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da segunda dose.

SHOPPING JEQUITIBÁ

No sábado, dia 6, haverá ação das 14 às 20 horas para vacinação contra o Covid-19 da segunda e terceira dose aos moradores de Itabuna no Shopping Jequitibá. Na ocasião, pessoas com o esquema em atrasado para vacinação da segunda dose da Oxford, Coronavac ou Pfizer receberão a aplicação da vacina.

Além disso, idosos maiores de 60 anos e trabalhadores de saúde que tenham 6 meses de conclusão do ciclo vacinal receberão a terceira dose da Pfizer. A documentação necessária é Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão SUS, comprovante de moradia, carteira do Conselho Profissional, declaração da empresa ou crachá e cartão de vacina com o registro vacinal.

Campanha Novembro Azul 

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Urbanismo, Educação, Promoção Social e Combate à Pobreza e Governo, é parceira do Mutirão do Diabetes, que há 17 anos acontece na cidade. Pelo segundo ano consecutivo acontece com formato modificado e protocolos de segurança mesmo com o arrefecimento da pandemia do novo coronavírus devido à eficiência e ampliação da vacinação.  
Denominado de Unidos Pelo Diabetes em Ação, as atividades começam nesta quarta-feira, dia 3, às 19 horas, com a abertura do Novembro Azul, reunindo autoridades e lideranças empresariais de Itabuna no Hospital Beira-Rio. O evento também marca o início da Campanha Luz Azul,  com espaços públicos e privados, além de residências, iluminados com a cor da campanha.
 
Na quinta e sexta-feira acontece a primeira fase de atendimento no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic Jorge Amado), no Jardim Primavera, das 8 às 16 horas. Ao todo 1.200 pacientes diabéticos serão selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como os exames do pé e do fundo de olho através da Retinografia Digital e Telemedicina com utilização de algoritmo de Inteligência Artificial (IA) como recurso de auxílio serão utilizados na triagem dos pacientes com retinopatia diabética grave ou pé diabético, com sinais de gravidade, para a 2ª fase que ocorrerá no dia 20, com atendimento dos casos graves triados na 1ª fase, das 8 às 16 horas, no Hospital Beira Rio.
 
Serão realizados exames laboratoriais de Glicemia, Creatinina, Hemoglobina Glicada, Colesterol, Proteinúria e Microalbuminúria, além de exames de retina presenciais com oftalmologistas especialistas em retina, fotocoagulação a laser; avaliação cardiológica com cardiologistas, realizando eletrocardiograma e Ecocardiograma; exames com nefrologistas, e avaliação dos pacientes com lesões mais graves com angiologistas.
 
Já no dia 27, será realizado um Programa Especial Diabetes na Record/TV Cabrália, enquanto no dia 29, fechando a programação, acontece o Aulão Azul Fitness Digital. “Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, vamos oferecer atendimento às pessoas que necessitam de cuidados para ter mais qualidade de vida na convivência com o diabetes”, afirma o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o médico Rafael Andrade.

Programação da Segunda Semana Esportiva e Cultural 

 
Praticantes de patins, abrem na noite desta quarta-feira, dia 3, a partir das 19 horas, a extensa programação da  Segunda Semana Esportiva e Cultural de Itabuna, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer. Os  eventos  pretendem movimentar a cidade, durante o mês de novembro, além de assegurar práticas para uma vida saudável.

Os patinadores se concentrarão a partir das 18h30min, em frente ao Centro Administrativo Municipal Firmino Alves, no Bairro São Caetano. De lá seguem pelas avenidas Princesa Isabel,  Aziz Maron e  Mário Padre, passam no entorno da Câmara de Vereadores e voltam à Princesa Isabel com encerramento no local de saída. No percurso, os desportistas pretendem fazer bonito com a exibição de manobras radicais bem variadas.  

Nesta quinta-feira, dia 4, será a vez dos desportistas da modalidade de calistenia se apresentarem, a partir das 17 horas, na Avenida Fernando Cordier. Esse tipo de  esporte lembra um treinamento que trabalha força e resistência muscular, sem o uso de  equipamentos de academia ou halteres, conforme explicou o secretário de Esporte e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho.

Na programação, está confirmada para os dias 5, 6 e 7, futevôlei, a partir das 8 horas, na Praça Pastor Hélio Lourenço. Dia 6, tem natação, a partir das 13h30min, no Parque Aquático do Ciso, enquanto dia 7, acontece Game Fifa 2022, com uma série de videojogos de futebol, com início às 8 horas, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua Casemiro Rego, nº 42, entre os bairros Góes Calmon e Conceição.

Enquanto nos dias 13, 14 e 15 acontece o “Torneio Proclamação da República Sublime de Futsal”, no  Ciso e Avenida Beira-Rio. No primeiro dia, será a partir das 14 horas e nos dias seguintes a partir das 9 horas.  A programação do dia 21 será no Jaçanã,  dentro do projeto “Movimente-se nos Bairros”,  com horários entre  8 e 11 e 15 às 18 horas. O secretário Enderson Guinho explica  que a prática de esportes ao ar livre visa incentivar as pessoas a manter hábitos saudáveis, além de levar o lazer para a população.
 
No dia 28, será realizada uma corrida de rua, denominada de  “1º Guardião Run 2021”, promovida pelo 15º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem largada e chegada na sede do Batalhão, no bairro Jaçanã.    

Oferta de serviços médico-odontológicos da Carreta Sorriso do Sertão


Os itabunenses serão presenteados nesta quinta-feira, dia 4, das 9 às 16 horas, no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores, com os serviços de saúde e de beleza, disponibilizados pela Carreta Missionária Sorriso do Sertão. É um projeto da Convenção Batista Brasileira.


A Associação Batista Grapiunense (ABG) é a responsável pela iniciativa de trazer os serviços  que serão disponibilizados por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itabuna via Secretaria Municipal de Saúde, além de profissionais de saúde de cidades vizinhas e membros de igrejas cristãs Batistas.

De acordo com o Pastor Paulo Henrique Nogueira, secretário-executivo da Associação Batista Grapiunense, ao todo serão realizados 190 atendimentos, sendo 70 com médico urologista, 30 com clínico geral e 90 atendimentos odontológicos visando à prevenção do câncer de boca.

Também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e cortes de cabelo. “Este era um sonho de nós Batistas: disponibilizar uma carreta com consultórios clínicos e odontológicos em reconhecimento às ofertas das igrejas dos 22 municípios de nossa região. Uma forma de devolver à sociedade um pouquinho daquilo que nós fazemos”, comentou pastor Paulo Henrique.

“Nossa carreta também é equipada para celebração de cultos. Assim, encerraremos nosso dia com um culto em agradecimento”, comentou o Pastor Paulo. Segundo ele, para o atendimento, pastores de várias igrejas Batistas da cidade distribuíram as senhas entre os membros da comunidade de fé. Mas, havendo senhas disponíveis, a comunidade em geral que comparecer será atendida”. A celebração de encerramento será às 17 horas.

Decreta retorno dos servidores públicos

municipais

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou o retorno dos servidores públicos da Administração Direta, Indireta e Fundacional ao trabalho para a retomada das atividades presenciais, mas com a observação das regras preventivas de protocolos de biossegurança contra o Covid-19. A medida consta do Decreto nº 14.718, de 29 de outubro, e leva em consideração o fato de até o dia 30 de agosto ter sido oferecida a segunda dose de vacinas.

Além disso, lembra que para a retomada segura das atividades econômica e sociais foram eleitos indicadores já consagrados pelas áreas técnicas, bem como realizados e divulgados diariamente pelos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo da ocupação de leitos de UTI Covid-19, além da média móvel de novos casos e da taxa de transmissão. Também foram levados em conta os entendimentos entre o Município e o Governo do Estado.

O decreto estipula que os servidores atualmente afastados, inclusive por comorbidades, deverão apresentar-se às duas unidades de trabalho munidos de cópia do cartão de imunização comprovando o esquema vacinal de 1ª e 2ª dose contra o Covid-19.

“Os servidores que não aceitaram serem vacinados, cuja responsabilidade lhe será reputada, deverão retomar de igual modo aos seus respectivos setores de trabalho”, diz o documento, que também elenca elementos dos protocolos de retorno às aulas: uso obrigatório de máscara, álcool gel 70% nas áreas internas, higienização dos espaços físicos e mobiliários e das mãos com água e sabão líquido, aferição de temperatura e ventilação natural, por exemplo.

Fica definida a organização de entrada e saída dos locais de trabalho, com redução do fluxo de pessoas circulando ao mesmo tempo, a proibição de atividades educacionais, coletivas ou interativas, que possam incentivar a aproximação de pessoas, assim como grupos de trabalho. Além disso, devem ser estabelecidos horários diferenciais de atendimento à comunidade e escalas, dentre outras medidas.

O decreto estabelece que todos os servidores devem cumprir, de forma integral, sua jornada de trabalho, admitindo-se o fracionamento, desde que não diminua o total de horas equivalentes a sua carga horária, com atividades presenciais nas suas respectivas unidades de trabalho. Os superiores hierárquicos devem encaminhar ao Departamento de Recursos Humanos, ou outro que atue nesta área, informativo do comparecimento, frequência ou ausência dos seus servidores em até cinco dias.

Os servidores dos órgãos da Administração Direta, Indireta ou Fundacional que não retornarem ao trabalho presencial, sob a justificativa de ser portador e comorbidades, nos termos do decreto nº 13.654/2020, deverão munidos dos documentos comprobatórios, se dirigir ao Departamento de Recursos Humanos, ou outro que atue nesta área, para encaminhamento ao médico do trabalho que atenda à unidade administrativa em que estiver lotado. No caso da Educação, devem se dirigir ao DAG.

Coleta seletiva

 
A Prefeitura de Itabuna realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, nos bairros Califórnia e São Caetano, a mobilização da população para a coleta seletiva, que deverá ser iniciada na próxima semana. Nesta quarta-feira, foi a vez do Bairro de Fátima receber os agentes que distribuíram panfletos do Projeto Recicla Itabuna, com orientações sobre o descarte correto de materiais, entre eles garrafas pet, latas de alumínio, plásticos, metal e vidro.

O trabalho de conscientização foi realizado por agentes das secretarias municipais de Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, Promoção Social e Combate à  Pobreza,  Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
 
“Percebemos que há sensibilidade da população em participar dessa mudança. As pessoas leem os folhetos e imediatamente tiram dúvidas sobre a iniciativa”, disse o coordenador de Projetos da Secretaria Municipal  de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, que está à frente  das capacitações  dos catadores da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis  e Recicláveis de Itabuna ( AACRRI).

Este trabalho de mobilização antecede a instalação de oito ecopontos em diversos locais da cidade. “Os recipientes para os materiais recicláveis deverão ser instalados até o próximo final de semana, enquanto o galpão, onde  será feita a triagem e a classificação do material até  a segunda-feira”, informou Rosivaldo Pinheiro.

O coordenador de projetos da Seplan disse ainda que durante o ato de mobilização alguns donos de oficinas mecânicas do Bairro de Fátima  demonstraram interesse  em  participar de uma reunião para receber orientações  sobre que tipo materiais podem ser reciclados no segmento.  

“O balanço é bastante  positivo. Fomos  muito bem recebidos no bairro. Inclusive, várias casas já fazem a seleção de recicláveis e entregam aos coletores avulsos. Por isso,  vamos trazer  essas pessoas para a associação”,  afirmou Rosivaldo Pinheiro.


Boletim Covid-19





Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.224 pacientes curados, 35.216 confirmados, sendo 51 casos ativos; internados em UTI 08 ocupados, leitos de UTI disponíveis 15; internados em leitos clínicos, 02 leitos clínicos disponíveis, 16; e 679 óbitos confirmados e 262 descartados.



Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.






Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...