O programa de manutenção e limpeza de canais de macrodrenagem e de bueiros, no centro e nos bairros, executado pela Prefeitura de Itabuna entre abril e outubro deste ano, evitou o registro casos graves de alagamentos na cidade mesmo após o grande volume de chuvas das últimas 48 horas. Apenas ontem, entre o meio-dia e as 15 horas, foi registrada média de 40 milímetros.
Os dados foram recolhidos pela Diretoria de Defesa Civil a partir das quatro Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas (PCDs Geo) instaladas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo para Itabuna e o Centro Sul baiano até terça-feira, dia 9, com chuvas de até 100 milímetros.
O prefeito Augusto Castro (PSD) afirma que o trabalho preventivo de limpeza de bueiros e canais de macrodrenagem realizado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), trouxe bons resultados. “Nossa gestão tem trabalhado intensamente para evitar quaisquer problemas, principalmente nos pontos mais críticos em períodos de fortes chuvas como as registradas em abril e agora”, lembra.“Nesse ano, não ocorreram graves alagamentos como ocorria no ano passado nesta época do ano.
É um bom sinal de que estamos firmes no projeto de manter a infraestrutura da cidade”, destacou o Augusto Castro. Ele realça a importância do trabalho sincronizado entre as secretarias municipais, a Superintendência de Serviços Públicos e a Diretoria da Defesa Civil.
Nas últimas 24 horas, por exemplo, equipes da Defesa Civil do Município e da Superintendência de Serviços Públicos vistoriaram as 46 áreas que apresentam problemas recorrentes de alagamentos e deslizamentos em períodos chuvosos. “Não houve registro de canal extravasando com os consequentes danos aos moradores do entorno. Fizemos a limpeza de canais no Lomanto, São Caetano, Nova Califórnia, dentre outros”, informa o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho.
“No caso das áreas do Antique, Caixa d’Água e São Roque, a limpeza da calha e das margens do Riacho Água Branca, com recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional se provou medida preventiva eficaz”, sustenta a diretora da Defesa Civil, Elciane Reis. Segundo ela, a questão pontual da Rua São José, no Mangabinha, será resolvida pela construtora do residencial que vai apresentar à Prefeitura projeto de drenagem até a próxima semana.
Diretoria de Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos. define políticas públicas
O Delfa também coordena atividades e ações para a elaboração de medidas educativas e de conscientização da população a respeito da importância de preservar a natureza e o incentivo ao correto descarte do lixo. A não poluição dos recursos hídricos, o uso de materiais biodegradáveis e tudo que contribua para garantir um meio ambiente saudável e sustentável é de sua responsabilidade.
A diretora de Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos, Cilene Nascimento Souza afirma que o trabalho é permanente e em conjunto com as demais secretarias municipais, órgãos públicos ou privados, além de conselhos e comitês para definir políticas públicas em Itabuna. “Mas, a comunidade tem um papel fundamental na defesa do meio ambiente”, diz.
Cilene frisa que os cuidados com os recursos naturais, como água, solo, ar, espécies animais e vegetais são fundamentais para a sobrevivência sustentável. “Quando um desses elementos é afetado, os demais sofrem as consequências. Por isso, precisamos nos esforçar para manter o equilíbrio e a preservação para o bom funcionamento do planeta”.
“O secretário Moacir Smith Lima não tem poupado esforços para atender as demandas no que se refere às práticas ambientalmente corretas dos munícipes de Itabuna, dada importância que representam, tanto na questão social quanto na ambiental”, sustenta Cilene. Ela também destaca o empenho da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), em relação às questões ambientais.
RECICLA ITABUNA
O Projeto Recicla Itabuna também destacado por Cilene Souza, por ser hoje uma realidade e um dos mais importantes projetos elaborados pela Prefeitura neste ano. Vai contribuir de forma decisiva para a preservação do meio ambiente no município ao contar com a participação das secretarias municipais, empresas e órgãos públicos. A criação do projeto surgiu a partir da implantação do aterro sanitário e com a desativação do antigo lixão.
Dentro do Recicla Itabuna está a coleta seletiva, já em fase de finalização do galpão e implantação dos equipamentos para agentes ambientais, depois da mobilização nos bairros. Cilene afirma que ao implantar o projeto, Itabuna deu um grande passo para evolução do gerenciamento de resíduos sólidos. “Pequenas atitudes na rotina da população, começando dentro de casa, como a separação correta do lixo, são avanços que ajudam para a melhoria do meio ambiente e mais qualidade de vida”, conclui.
Secretaria de Saúde vacina contra o Covid-19 no Shopping Jequitibá e faz alerta a população
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, vai desenvolver campanha de vacinação da segunda e terceira dose contra o Covid-19 neste sábado, dia 6, das 14 às 19 horas no segundo piso do Shopping Jequitibá. Por isso, orienta a população para a necessidade de as pessoas se imunizarem contra o novo coronavírus, inclusive completando o esquema vacinal.
“É fundamental que todas as pessoas que estejam com o esquema vacinal em atraso para a segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer completem a vacinação o quanto antes. Somente a primeira dose não é o suficiente para garantir a imunização”, adverte a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito.
“Todos os moradores de Itabuna que estão com esquema vacinal do Covid-19 em aberto, não somente da segunda dose, mas também a terceira dose, já no tempo hábil na idade ou pertence a algum grupo que seja contemplado, deve comparecer amanhã no segundo piso do Shopping Jequitibá”, orienta.
“As pessoas devem ficar atentas para fazer uso da vacina, garantir sua imunidade, proteger sua família e nossa cidade e a gente conseguir respirar e passar por dias mais tranquilos sem tanta aflição que é essa doença”, reforça Camila Brito,.
Para administração da terceira dose com a vacina Pfizer, o público é aquele com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde, que tenham completado seis meses de conclusão vacinal (2ª dose). A documentação necessária é Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência, Carteira do Conselho Profissional, declaração da empresa ou crachá e cartão de vacina com registro vacinal.
Até quinta-feira, dia 4, 81% da população de Itabuna, com idade a partir de 18 anos, foi imunizada com a primeira dose. Já com a segunda dose ou dose única, 56,2%, enquanto com a terceira dose ou dose de reforço, 4,6% da população de acordo o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde.
Mobilização preparatória da coleta seletiva encerrou-se nesta sexta-feira no São Caetano
A Prefeitura de Itabuna segue trabalhando para finalizar o galpão onde ocorrerá a coleta seletiva, a partir dos próximos dias. Na quinta-feira, dia 4, as equipes multidisciplinares das secretarias municipais envolvidas acompanharam os técnicos da Secretaria de Planejamento na visita à unidade com o intuito de avaliar o espaço que receberá os equipamentos.
Hoje, a mobilização de campo aconteceu no Bairro São Caetano, onde os agentes distribuíram panfletos informativos sobre o processo e deram orientação sobre o descarte correto dos resíduos. Desde o dia 22 de outubro, a Secretaria de Planejamento (Seplan) vem realizando a mobilização nos bairros da cidade levando informações sobre a importância de a população colaborar para o sucesso do programa de coleta seletiva.
As atividades aconteceram na Avenida do Cinquentenário e nos bairros Góes Calmon, Conceição, Jardim Vitória, Califórnia, Fátima, Conceição e São Caetano envolvendo técnicos e mobilizadores das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Educação, Saúde, Infraestrutura e Urbanismo, Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Governo mais o pessoal da CVR Costa do Cacau e da Biosanear.
Diante das ações dos últimos dias, assessor da Seplan, Dielson Mendes, fez uma avaliação positiva. “A mobilização foi muito boa, a aceitação da população é muito positiva. Agora, vamos ver na prática, se cada pessoa colocará o resíduo separado nos ecopontos. A princípio, a população aplaude a iniciativa da prefeitura e das secretarias, mas desejamos participação”, afirmou.
Ele finalizou dizendo que o sucesso depende da conscientização e sensibilidade de cada cidadão, pois, a coleta seletiva influência o descarte correto dos resíduos sólidos, ajudando a preservar o meio ambiente e a vida de todos.
A Prefeitura de Itabuna segue trabalhando para finalizar o galpão onde ocorrerá a coleta seletiva, a partir dos próximos dias. Na quinta-feira, dia 4, as equipes multidisciplinares das secretarias municipais envolvidas acompanharam os técnicos da Secretaria de Planejamento na visita à unidade com o intuito de avaliar o espaço que receberá os equipamentos.
Hoje, a mobilização de campo aconteceu no Bairro São Caetano, onde os agentes distribuíram panfletos informativos sobre o processo e deram orientação sobre o descarte correto dos resíduos. Desde o dia 22 de outubro, a Secretaria de Planejamento (Seplan) vem realizando a mobilização nos bairros da cidade levando informações sobre a importância de a população colaborar para o sucesso do programa de coleta seletiva.
As atividades aconteceram na Avenida do Cinquentenário e nos bairros Góes Calmon, Conceição, Jardim Vitória, Califórnia, Fátima, Conceição e São Caetano envolvendo técnicos e mobilizadores das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Educação, Saúde, Infraestrutura e Urbanismo, Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Governo mais o pessoal da CVR Costa do Cacau e da Biosanear.
Diante das ações dos últimos dias, assessor da Seplan, Dielson Mendes, fez uma avaliação positiva. “A mobilização foi muito boa, a aceitação da população é muito positiva. Agora, vamos ver na prática, se cada pessoa colocará o resíduo separado nos ecopontos. A princípio, a população aplaude a iniciativa da prefeitura e das secretarias, mas desejamos participação”, afirmou.
Ele finalizou dizendo que o sucesso depende da conscientização e sensibilidade de cada cidadão, pois, a coleta seletiva influência o descarte correto dos resíduos sólidos, ajudando a preservar o meio ambiente e a vida de todos.
Mais de mil pessoas foram atendidas na primeira etapa do Projeto Unidos Pelo Diabetes em Ação, no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5. O evento foi realizado pelo Hospital Beira Rio com apoio da Prefeitura de Itabuna.
Os exames do fundo de olho, com um equipamento de última geração e telemedicina, e do pé diabético alcançaram 1.200 pacientes pré-selecionados nos quatro módulos da Atenção Básica pelos Agentes Comunitários de Saúde.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, os pacientes que, já são atendidos pela rede pública nos módulos de saúde, foram mapeados para o agendamento das consultas. “Atendemos as pessoas em dois dias. Tudo com hora marcada para evitar aglomeração”, afirmou.
De acordo com coordenador do Mutirão do Diabetes e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, médico Rafael Andrade, “essa etapa é um passo importante para a detecção dos casos que necessitam tratamento e acompanhamento. O diabetes é uma doença silenciosa, em que a prevenção e o atendimento adequado podem evitar graves danos à saúde dos pacientes”.
O evento está na 17º edição e esse ano teve o suporte de uma tecnologia avançada com inteligência artificial. Pela primeira vez, o exame do fundo de olho dos pacientes foi realizado com um aparelho desenvolvido em São Paulo que na mesma hora dá o resultado de alteração na retina, a parte do olho responsável pelo sentido da visão.
Cerca de 150 voluntários prestaram os serviços à comunidade, incluindo pessoal médico e de enfermagem da atenção básica. A segunda etapa da ação vai acontecer no próximo dia 20, no Hospital Beira Rio para aqueles pacientes que apresentem complicações na retina por causa do diabetes. Além do novo formato, por conta da pandemia do novo Coronavírus, os participantes tiveram a temperatura medida e usaram máscaras protetoras.
Decreto amplia presença de até 2.200 pessoas em eventos públicos e privados
Os exames do fundo de olho, com um equipamento de última geração e telemedicina, e do pé diabético alcançaram 1.200 pacientes pré-selecionados nos quatro módulos da Atenção Básica pelos Agentes Comunitários de Saúde.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, os pacientes que, já são atendidos pela rede pública nos módulos de saúde, foram mapeados para o agendamento das consultas. “Atendemos as pessoas em dois dias. Tudo com hora marcada para evitar aglomeração”, afirmou.
De acordo com coordenador do Mutirão do Diabetes e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, médico Rafael Andrade, “essa etapa é um passo importante para a detecção dos casos que necessitam tratamento e acompanhamento. O diabetes é uma doença silenciosa, em que a prevenção e o atendimento adequado podem evitar graves danos à saúde dos pacientes”.
O evento está na 17º edição e esse ano teve o suporte de uma tecnologia avançada com inteligência artificial. Pela primeira vez, o exame do fundo de olho dos pacientes foi realizado com um aparelho desenvolvido em São Paulo que na mesma hora dá o resultado de alteração na retina, a parte do olho responsável pelo sentido da visão.
Cerca de 150 voluntários prestaram os serviços à comunidade, incluindo pessoal médico e de enfermagem da atenção básica. A segunda etapa da ação vai acontecer no próximo dia 20, no Hospital Beira Rio para aqueles pacientes que apresentem complicações na retina por causa do diabetes. Além do novo formato, por conta da pandemia do novo Coronavírus, os participantes tiveram a temperatura medida e usaram máscaras protetoras.
Decreto amplia presença de até 2.200 pessoas em eventos públicos e privados
A redução nos números de novos casos e de ocupação de leitos clínicos e de UTI e o avanço da vacinação contra o Covid 19 levaram o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a publicar na tarde desta sexta-feira, dia 5, o Decreto n° 14.729, alternando o nº 14.712, de 22 de outubro. Agora, ficam autorizados eventos e atividades com a presença de até 2.200 pessoas.
Também estão permitidos espetáculos e similares em logradouros públicos ou privados e a venda de ingressos, desde que cumpridas às normas sanitárias como uso de máscara, álcool gel 70%, higienização das mãos e distanciamento social. Ainda estão autorizados tanto nos espaços urbanos como rurais, circos, parques de exposições, passeatas e afins. Os demais itens do Decreto anterior, continuam em vigor.
Eventos festivos, tais como: confraternizações, aniversários, recepções e afins, somente poderão ocorrer atendendo às seguintes medidas: ocupação de 50% da capacidade do local, limitado a 200 pessoas; utilização de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; desinfecção e higienização de todo o ambiente.
Os espaços culturais como cinemas e teatros funcionarão obedecendo à limitação de 75% da capacidade do local, desde que atendidos todos os critérios estabelecidos no protocolo de prevenção e segurança, em especial como distanciamento adequado. Fica autorizada também a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, a partir de atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, desde que cumpridos protocolos de segurança.
Os responsáveis pelos atos solenes, discriminados deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do evento, com antecedência de, no mínimo, de cinco dias.
Boletim Covid-19
Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.231 pacientes curados, 35.231 confirmados, sendo 57 casos ativos; internados em UTI 06 ocupados, leitos de UTI disponíveis 17; internados em leitos clínicos, 03 leitos clínicos disponíveis, 15; e 680 óbitos confirmados e 263 descartados.
Ascom//Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável