sexta-feira, 3 de maio de 2019

Entrega dos certificados do CEFIR é realizado em Una - BA


O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) é um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade. Na Bahia, o CEFIR corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo a Lei Federal n° 12.651/2012 (Código Florestal) que autoriza os Estados a implementarem em seus cadastros, e ao Decreto Estadual Florestal n° 15.180/2014.
Dessa maneira, a realização do CEFIR garante a regularização estadual e nacional das propriedades rurais, uma vez que a base de dados do CEFIR está alinhada com a base dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SICAR do governo federal.
A Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST), em parceria com o Governo do Estado, por meio de contrato com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presta o serviço de CEFIR para agricultores em 720 Unidades Produtivas Familiares do Litoral Sul da Bahia, cujos cadastros obedecem aos critérios do sistema que os tornam passíveis de justas e apropriadas vistorias e fiscalizações por parte dos órgãos, do Sistema Estadual do Meio Ambiente.

Assim seguindo o cronograma desta parceria, a COOPERAST, realizou na manhã do último domingo, 28, município de Una - BA, a entrega de 15 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis - CEFIR. Foi contemplada nesta etapa, agricultores da comunidade Lençóis Belgas.
“Todas as propriedades rurais, com ou sem matrícula, registros de imóveis ou transcrições; o intuito é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária. O Cadastro Ambiental Rural - CAR facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR”, explicou o técnico da COOPERAST, Ivo Ney Silva no encerramento do evento. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...