sexta-feira, 3 de maio de 2019

Reabertura do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho em Itabuna

Pousos e decolagens poderão acontecer a partir da próxima quarta-feira


Do - Diário Bahia -  por Celina Santos  - Mais de 20 anos depois, o Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em Itabuna, deverá voltar a funcionar a partir da próxima quarta-feira (8). A autorização para o espaço receber aviões de pequeno porte já foi publicada no Diário Oficial, após reforma na pista. Para o funcionário público Olívio Borges, sempre entusiasta pela reativação do equipamento, são inúmeras as vantagens desse momento crucial, não apenas para o município.
“É o coroamento de um grande trabalho, feito em prol dessa reabertura. Itabuna vai ter duas vertentes: antes e depois do aeródromo aberto. Pois vai facilitar a mobilidade dos itabunenses e demais municípios circunvizinhos a se deslocarem para outras cidades, com maior rapidez e segurança; geração de emprego e renda pro nosso município e, principalmente, a utilização da UTI aérea e facilitar o transporte de órgãos”, enumerou ele, com a propriedade de quem sempre encampou uma luta pelo aeroporto de Itabuna.
O presidente do aeroclube, Ricardo Ramos, representa a empresa RR76 Aviation, responsável pelo projeto técnico para a estrutura estar agora em condições de funcionar. “A pista está com capacidade de pousos e decolagens excelente, pode pousar um Boeing. Nós recebemos essa pista em plena capacidade, fizemos umas pequenas readequações técnicas, colocamos essa pista com mil metros por 30 de largura e assim conseguimos fazer a ativação do aeródromo privado que Itabuna tem”, detalhou.
Olívio Borges, sempre entusiasta pelo aeroporto de Itabuna, comemora a reabertura
Importância e resultado

Ele ressalva que, apesar de se tratar de algo privado, o equipamento vai receber a aviação executiva, a Polícia Militar, o transporte aéreo de valores e, como já citado acima, a UTI aérea. “Vai trazer muito desenvolvimento. Agradecemos o apoio do prefeito Fernando Gomes e todo o secretariado. É de suma importância esse aeroporto para a cidade”, acrescentou, referindo-se à reforma na pista, que foi providenciada pela prefeitura.
O prefeito Fernando Gomes, após reunir-se com a equipe envolvida com o projeto, também comemorou. “Estamos com dificuldade de aviação na nossa região; essa é uma hora oportuna. Tem que entender a importância de um aeroporto para uma região. Se tem um problema aqui, pega um jatinho e está no hospital com meia hora”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...