quinta-feira, 2 de maio de 2019

1º Simpósio Multidisciplinar de Câncer de Mama fortalece agenda de eventos científicos em Ilhéus





Médicos especialistas, com interesse em oncologia mamária, reuniram-se no último sábado (27), em Ilhéus, durante o 1º Simpósio Multidisciplinar de Câncer de Mama para debaterem temas como rastreamento, diagnóstico e tratamento da doença.
O evento foi realizado pela Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia e a Clínica de Mamografia de Ilhéus – CMI, sob a responsabilidade dos médicos Dr. Caio Silvério, Dr. Carlos Sampaio e Dr. José Slaibi Filho. 
De acordo com o Dr. Caio Silvério, oncologista clínico e diretor médico da clínica AMO Ilhéus, o câncer de mama é o segundo mais comum nas mulheres brasileiras e o diagnóstico precoce é a principal medida de combate à doença. O médico ainda ressaltou que o simpósio foi muito importante para a troca de experiências e fundamental para estimular eventos científicos no sul da Bahia.
Para Dr. Carlos Sampaio, oncologista clínico, sócio fundador da AMO, “encontros multidisciplinares sobre câncer de mama, aumentaram a qualidade, e a uniformizaram a assistência”. Ainda completou que “encontros como esse resultaram em coisas extremamente interessantes, como por exemplo, a padronização do laudo de anatomia patológica”. 

“A oncologia mamaria é uma disciplina extremamente multidisciplinar e a gente precisa estar próximos uns dos outros para trabalhar com qualidade”, definiu Dr. Carlos Sampaio. Segundo Luciana Leite, mastologista da clínica AMO Ilhéus, a política de saúde deve ser fortalecida para a identificação precoce do câncer de mama. “É importante detectar o tumor mais cedo, com o rastreamento adequado, para realização de tratamento eficaz e individualizado, o que aumenta as taxas de cura, diminuindo os impactos físicos e psicológicos das pacientes”, alertou.
Palestrantes e assuntos abordados no simpósio – Dra. Luciana Leite, Mastologia AMO Ilhéus - Introdução e Epidemiologia; Dr. José Slaibi, Mastologia AMO Ilhéus - Rastreamento; Dr. Lister Cedro, Radiologia Multimagem CMI Ilhéus - Mamografia e US; Dra. Manuella Binttencourt, Multimagem CMI Ilhéus - RM das mamas; Dra. Juliana Freitas, Imagepat Salvador - Patologia e painéis moleculares; Dr. Rodrigo Guindalini, Oncogenética CAM / CLION Salvador - Predisposição genética; Dr. Marcos Nolasco, Mastologia AMO Salvador - Cirurgia oncológica; Dra. Elisa Saito, Radioterapia HSI Salvador - Radioterapia adjuvante; Dr. Leonardo Albuquerque, Cirurgia Plástica Ilhéus - Reconstrução mamária; Dra. Vanessa Dybal, Oncologia AMO Salvador - Tratamento sistêmico (Neo) adjuvante; Dra. Mayana Lopes, Oncologia AMO Salvador - Câncer de mama metastático; Dr. Caio Silvério, Oncologia AMO Ilhéus - Casos clínicos. Ascom  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleitores brasileiros:68% não sabem em quem votar

  Eleições: mais de 68% não sabem em quem votar Uma vez apresentados os nomes dos potenciais entrevistados, a taxa de incerteza cai para 16,...