segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Educação de Itabuna e FTC realizam II Workshop para manipuladores de alimentos

Garantir a segurança e a qualidade da alimentação escolar para os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino é uma das principais preocupações da Secretaria Municipal da Educação (SME). Neste sentido, em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, a SME, por meio do Departamento de Acompanhamento da Gestão (DAG/SME) e Setor de Alimentação Escolar, realizou na última terça-feira (4) o II Workshop Para Manipuladores de Alimentos, com a participação de alunos e docentes do Programa de Estágio Supervisionado do Curso de Nutrição da FTC.
 
O workshop reuniu cerca de 150 profissionais que atuam diretamente com manipulação de alimentos, orientando-os sobre todos os cuidados que devem ser observados na perspectiva da merenda escolar: aquisição, acondicionamento, preparação e consumo.

“É preciso destacar que cuidar de alimento não é só um trabalho, é um gesto de carinho. Por isso, quem trabalha com isso precisa fazê-lo com amor, e essa proposta está sendo levada em consideração neste workshop, onde estamos tratando de diversos assuntos, como a identificação de diferentes realidades de trabalho, as potencialidades e limitações de cada escola e de cada equipe, o reconhecimento das funções dos manipuladores de alimentos, etc.”, disse Andréa Spier, coordenadora do Programa de Estágio Supervisionado do Curso de Nutrição da FTC.


A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Santos Gonçalves, disse que a Prefeitura de Itabuna tem se esforçado para que a qualidade da alimentação escolar esteja exponencialmente melhorada e isso tem se registrado na dedicação e no empenho do Setor de Alimentação Escolar, através do trabalho em equipe realizado pelas nutricionistas.

Temas como “Gêneros alimentícios: conhecendo alguns alimentos que foram adquiridos para a Alimentação Escolar” e “Cardápios: reflexões sobre a importância da utilização dos cardápios planejados pela nutricionista” foram debatidos nas oficinas, que envolveram ainda 13 estagiários do curso de Nutrição da FTC. A equipe do Setor de Alimentação Escolar do DAG/SME é composta pelas nutricionistas Mara Pereira Ribeiro, Poliana Magda Santos e Thânia Dantas Mello. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...