sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Conselho de Mestres da Capoeira de Ilhéus empossa primeira diretoria


Será empossada nesta sexta-feira (13), a primeira diretoria do Conselho de Mestres da Capoeira de Ilhéus, para o exercício 2017-2019. A cerimônia vai acontecer na sede da Academia de Letras de Ilhéus, às 17h30min, e contará com a presença de autoridades locais. Os componentes foram eleitos no curso deste ano com o propósito de representar as agremiações na formação de Grupos de Trabalho (GT), junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Desde que foi fundada em 2016, o Conselho de Mestres trabalha em parceria com as secretarias municipais de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) na implementação das políticas de salvaguarda da Capoeira. Segundo o presidente e mestre Jenilson Negão, o Conselho nasce com o objetivo de representar estas agremiações que são formadas por articuladores, mestres, contramestres e professores do município de Ilhéus.


Mestre Negão, destaca também o reconhecimento da Roda de Capoeira pela Unesco, em 2014, como uma conquista muito importante para a cultura brasileira. “A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, é um patrimônio cultural e imaterial a ser mais conhecido e praticado em todo o mundo”, destacou a ministra interina da Cultura”, ressaltou.

Capoeira – Originada no século XVII, em pleno período escravista, a capoeira desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de ter praticantes em mais de 160 países, em todos os continentes.

O Patrimônio Cultural Imaterial abrange expressões de vida e tradições de toda parte do mundo que ancestrais passam para seus descendentes. Segundo a Unesco, embora procure manter uma identidade e continuidade, esse patrimônio é vulnerável porque muda constantemente. Por isso, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 2003. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...