sábado, 14 de outubro de 2017

Salvador - Deputados decidem requerer CPI para investigar ferryboat e lanchas

Enquanto a investigação não sai as pessoas morrem!


A falta de manutenção das embarcações do Sistema Ferryboat evidencia que a Agerba nem de longe fiscaliza a empresa que opera o Serviço, a Internacional Marítima. A Agerba  age quase como entidade de defesa da empresa  que   ela deveria fiscalizar. Qual o motivo para tanta proteção e para  negligência?
A falta de manutenção das embarcações do Sistema Ferryboat evidencia que a Agerba nem de longe fiscaliza a Internacional Marítima, a empresa que opera o serviço. A Agerba age quase como entidade de defesa da concessionária que ela deveria fiscalizar. Qual o motivo para tanta proteção e para tanta negligência da agência estadual?
Após dois acidentes ocorridos em menos de um mês na travessia Mar-Grande-Salvador – um com 19 vítimas – e os contantes problemas operacionais e de qualidade de serviços deficiente do Sistema Ferryboat, os deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa decidiram por requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de forma a buscar respostas e soluções das autoridades envolvidas com brevidade.

De acordo com o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), a decisão foi tomada após os parlamentares chegarem ao consenso que o Grupo de Trabalho instalado para investigar o transporte marítimo na comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a qual Meireles preside, não daria o resultado que a sociedade quer. O sistema ferry-boat também será alvo do colegiado, conforme destacou o parlamentar.
“Afinal, mesmo após termos uma tragédia com 19 mortos tudo continuou inalterado e, por pouco, dias depois um novo acidente não aconteceu com o princípio de incêndio na embarcação Costa do Sol 2, o que somente reforça a necessidade de investimentos no setor e de um olhar mais atento por parte das autoridades baianas para o setor. Por isso, vamos recolher assinaturas, de forma a tirar a CPI o quanto antes do papel”, frisou.
O Caos do Ferryboat – As travessias Salvador-Itaparica (Sistema Ferryboat) e Salvador-Mar Grande (travessia operada por lanchas) funcionam mediante concessão do Estado da Bahia. O órgão do governo encarregado de fiscalizar os serviços é a Agerba (Agência Estadual de Transportes), que é acusada de negligenciar e se omitir, deixando de cumprir com suas atribuições de agência reguladora.
No caso específico do Sistema Ferryboat, a Agerba age quase como entidade de defesa da empresa que ela deveria fiscalizar, no caso a Internacional Marítima, que continua prestando péssimos serviços à população, como aconteceu agora no feriadão, quando os usuários tiveram que enfrentar filas quilométricas para atravessar para a Ilha de Itaparica. As embarcações operadas pela Internacional Marítima, todas pertencentes ao patrimônio público, estão cada vez mais decadentes, revelando a falta completa de de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...