domingo, 8 de outubro de 2017

Governo discute com professores e vereadores sobre Adicional de Classe


O prefeito Fernando Gomes recebe, na próxima quarta-feira (11),  vereadores e dirigentes  do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi): na agenda a questão da retirada do adicional de classe (AC) de alguns profissionais da educação. O encontro foi definido após uma reunião preliminar no Centro Administrativo Firmino Alves, solicitada pelos representantes do sindicato com as secretárias de Governo, Maria Alice Araujo Pereira e  de Educação, Anorina Smith Lima, além de um representante da Procuradoria Feral do Município na última sexta-feira(6), garantindo assim um  canal de negociação com a categoria profissional.
A secretária Maria Alice fez um relato das dificuldades enfrentadas pelo governo em função da queda de arrecadação e também em função da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal em 54% , quando agora no último quadrimestre o governo gastava o equivalente a 62%. Ela apontou que além problemas decorrentes da redução da atividade econômica no país, o município também opera o Hospital de Base, assumindo o ônus de atender a pacientes de toda a região, com isso o governo teve de realizar mais de 450 recisões de contratos de trabalho.


Lembrando que é disciplinada e não iria nem cometer irregularidades, nem trabalhar contra os professores, a secretária de Educação, Anorina Lima informou que a retirada do AC foi uma decisão do governo, embasado no posicionamento da Procuradoria Geral do Município sobre a ilegalidade do pagamento: “a ideia era minimizar os gastos com a educação e a  medida representou economia de quase R$ 200 mil para o município”.

 Ela também explicou sobre o não comparecimento à reunião convocada pela Comissão de Educação da Câmara, na semana passada, uma vez que foi uma decisão de governo e porque tinha outros compromissos naquela data, “como foi comunicado através de uma carta ao legislativo’.

A presidente do Simpi, Carminha Oliveira informou  que o sindicato acredita ser possível encontrar uma solução negociada para o impasse através  do diálogo, “inclusive solicitamos ajuda dos vereadores e estamos mantendo o canal de negociação aberto com o governo”. Também participaram da reunião os advogado  do Simpi, Tadeu Cincurá e Jessé Melo.

Por Kleber Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...