sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Secretária da Saúde de Canavieiras participa de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR)

A Comissão Intergestores Regional (CIR) de Ilhéus e Itabuna promoveu, na última terça-feira (22), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Ilhéus, uma reunião conjunta com os gestores da macrorregião Sul. O objetivo foi tratar da Transição da Gestão Municipal da Saúde, e as orientações foram dadas pela secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, e a  secretária da Saúde de Floresta Azul, Domilene Andrade, coordenadoras da CIR Ilhéus e CIR Itabuna, respectivamente.

A reunião contou com a presença do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas e dos seguintes gestores municipais de Saúde: Roberta Barros (Canavieiras); José Antônio Ocke (Ilhéus); Michele Fernandes (Uruçuca); Renilda Teles (Una) Clicia Nogueira (Arataca) e Moisés Lapido (Mascote); Paulo Bicalho (Itabuna); Vanuza Mafra (Santa Cruz da Vitória); Cristina Góes (São José da Vitória); Waldson Souza (Aurelino Leal); Muriel Nascimento (Ibirapitanga); Sônia Maria (Itapé); Domilene Costa (Floresta Azul); Alessandra Borges (Coaraci); Neuza Maria (Almadina).


Segundo Roberta Barros, o mesmo assunto foi abordado no Seminário de Encerramento de Gestão 2016 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), que aconteceu na capital baiana, nos dias 10 e 11 de novembro. “Para os gestores que não puderam participar, preparamos esta apresentação, com os principais esclarecimentos acerca do encerramento das gestões, a exemplo das documentações necessárias a serem fornecidas”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras.

Em sua apresentação, Roberta Barros abordou interlocução com os órgãos fiscalizadores. “A Resolução 1311-12, do Tribunal de Contas dos Municípos do Estado da Bahia disciplina as providências a serem adotadas pelos municípios para a transmissão de cargos de prefeitos municipais e presidentes de Câmara. Nós enfrentamos uma série de percalços e é preciso que estejamos bem assessorados para encarar os desafios”, disse Roberta.

Nesta fase, acrescentou Roberta Barros, “é preciso ressaltar a importância do comprometimendo com a causa pública, a necessidade de atenção aos procedimentos legais e a interdependência entre os municípios no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras, encerrando sua apresentação.

A presidente do COSEMS/BA e secretária municipal de Saúde de Itacaré, Stela Souza destacou a realização do Seminário promovido pelo Conselho. “Sobretudo pela relevância dos temas abordados e a necessidade de que os gestores estejam atentos aos procedimentos de finalização de mandato. Nosso objetivo é orientar e qualificar os gestores e técnicos para que trabalhem em consonância com as leis que regem o SUS. Isso é muito relevante e reflete diretamente na qualidade dos serviços que são ofertados à população”, afirmou.
Por-Walmir Rosário






(25-11-16)

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...