terça-feira, 22 de novembro de 2016

Campanha contra hanseníase continua até sábado em Itabuna


A “Campanha ponto final na hanseníase”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde para o diagnóstico precoce da doença, aberta na segunda-feira, dia 21, em Itabuna, continuará atendendo ao público até o próximo sábado, dia 26, às 13 horas, na “Carreta da Saúde”, instalada na Praça Rio Cachoeira, nas proximidades da Câmara Municipal de Vereadores. Pessoas de qualquer idade podem ir à consulta apresentando um documento de identidade e o cartão SUS. 

O atendimento é gratuito e está sendo feito das 8 às 17 horas num caminhão equipado com consultórios, laboratório e uma equipe de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde. No primeiro dia foram diagnosticados três casos, depois que 60 pacientes passaram por atendimento. Hoje, até o meio dia, um novo caso surgiu, após 30 atendimentos pela manhã. 
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, explicou que a iniciativa de promover a campanha contra a hanseníase surgiu por conta do número de casos registrados este ano no município. Foram 31 notificações, daí a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento, se houver novos casos, e o combate à doença que segundo é crônica, contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa.   

Os principais sintomas da doença, segundo o secretário, são manchas vermelhas ou esbranquiçadas na pele, dormência, queda de pelos e caroços que não sejam de nascença. Bicalho alerta para a importância do diagnóstico mais cedo, lembrando que, além da Carreta da Saúde, a consulta também pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde. Em caso de pacientes com diagnostico confirmados recebem tratamento e remédios gratuitos.

Para reforçar o controle e combate da hanseníase e da verminose, a Secretaria de Saúde de Itabuna iniciou também a campanha em todas as escolas da rede municipal e estadual, entre os dias 21 e 26 deste mês.

A coordenadora do Programa de Combate a Hanseníase em Itabuna, Moema Faria, informou que a campanha é uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde, secretarias de Saúde da Bahia e Municipal de Saúde, Fundação Novartis e Organização Mundial de Saúde (OMS). A ação conta com vários profissionais, entre eles o sanitarista Humberto Barreto de Jesus, que é referência para a doença, além de médicos convidados, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Gilmar quer Zema na mira de Moraes por compartilhar piada

PGR chefiada por amigo do ministro deve se manifestar sobre o caso Ministro Gilmar Mendes - (Foto: Bruno Moura/STF) Do - Diario do Poder ...