quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Prêmio Caymmi de Música inscreve até 04 de dezembro


Músicos, compositores, intérpretes e produtores têm até o próximo dia 04 de dezembro para inscrever seus trabalhos no Prêmio Caymmi de Música – 2ª edição. Dedicado aos novos artistas da música da Bahia, a premiação é aberta a todos os artistas baianos ou que residam no estado há pelo menos três anos. As inscrições podem ser feitas pelo portal www.premiocaymmi.com.br


Fazendo uma homenagem à Tropicália, o Prêmio conta com as categorias principais: Música (Canção e Instrumental), Show e Videoclipe. Já entre as subcategorias: em Música – Intérprete Vocal, Intérprete Instrumental, Arranjo e Produção Musical; em Show – Intérprete Masculino, Intérprete Feminina, Instrumentista, Direção Artística, Direção Musical, Destaque Técnico, Banda/Grupo/Orquestra, Produção e Revelação; em Videoclipe – Direção, Fotografia, Produção e Roteiro.

Nesta edição, além da noite de premiação – prevista para acontecer em julho de 2017 no Teatro Castro Alves –, os Festivais Caymmi de Música irão ocupar espaços públicos de Salvador entre fevereiro a maio do próximo ano. Serão oito dias de shows com artistas concorrentes ao Prêmio e pré-selecionados pela comissão julgadora.

Passeio Público, Parque da Cidade, Plataforma e Rio Vermelho receberão, além de música, outras manifestações artistas aliadas ao trabalho de grupos e coletivos urbanos já atuantes na cidade.

Com realização da Via Press Comunicação e Eventos, o Caymmi conta com patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, parceria da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da BAND Bahia, Band News FM, TVE e Rádio Educadora.

Segunda edição
Com direção artística de Márcio Meirelles, a segunda edição do Prêmio Caymmi de Música conta com nomes como Juliana Ribeiro, Jarbas Bittencourt, Alexandre Leão, Rowney Scott e Luciano Matos na comissão julgadora. Esta edição traz também direção musical assinada a quatro mãos pelos músicos João Meirelles e Ronei Jorge.

Nesta edição, o Prêmio ganha trilha musical original inspirada na canção Tropicália com os acordes marcantes da Baiana System, que mistura a guitarra baiana com a cultura dos soundsystems. O grupo é representante maior dos ‘novos tropicalistas’ desta geração da música da Bahia.

O cenário dos Festivais Caymmi de Música, que tem assinatura de Lia Cunha, fará uma homenagem ao baiano Rogério Duarte, um dos criadores do movimento e responsável pela estética tropicalista. No palco, os artistas se apresentarão na ‘Cúpula’, última obra criada pelo artista. “Ele costuma chamar esta obra de autorretrato, pois o representava, com suas várias faces, vários eus”, conta Diogo Duarte, filho do artista plástico, músico, compositor e escritor. 

Movimento Caymmi – Festivais e Coletivos
O Prêmio Caymmi se inspira neste novo mundo, de colaboração, cuidado, fazer e multiplicidade, para criar o Movimento Caymmi. Durante quatro finais de semana, entre os meses de fevereiro e maio de 2017, em oito dias de ocupação de praças e espaços públicos da cidade, o Festival Caymmi de Música não será só um espetáculo, mas sim um movimento coletivo de artes. Tendo a música como elemento de ligação, como elo de confluência, os festivais terão o trabalho dos coletivos artísticos, culturais, sociais e ambientais já atuantes na capital como o fio condutor das ações desenvolvidas nessas ocupações. Além de arte, em suas diversas vertentes, os festivais vão destacar o pensamento colaborativo e o consumo consciente. Os festivais acontecem, sempre sábado e domingo, nos dias 11 e 12 de fevereiro, 11 e 12 de março, 8 e 9 de abril e 13 e 14 de maio.

Noite de Premiação
Em um tributo à Tropicália, o Prêmio Caymmi de Música desembarca, mais uma vez, com a sua noite mais significativa no coração de Salvador, o centro da cidade. O Teatro Castro Alves recebe a noite de premiação pelo segundo ano consecutivo. Prevista para julho de 2017, a celebração reconhece os novos talentos da música e gratifica sua atuação, gerando mídia espontânea e divulgação, beneficiando não só os premiados, mas toda a cadeia artística da música na Bahia.

Primeira Edição
Na sua primeira edição, o Prêmio Caymmi de Música contou com 298 inscritos nas categorias Show, Videoclipe e Música (Canção e Instrumental) e público total de aproximadamente oito mil pessoas entre Festivais e Premiação. Entre os premiados, nomes importantes da nova música baiana como Tuzé De Abreu, grupo Ifá Afrobeat, Larissa Luz, Tito Bahiense, Coletivo di Tambor, Toco Y Me Voy, entre outros.

Por - Gabriel Camões

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...