O Município de Ilhéus é beneficiado com o Mutirão de Cirurgias, que acontece neste final de semana, dias 28 e 29 de outubro, na Praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, centro da cidade. O evento conta com a presença das unidades móveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que oportunizam a realização de cirurgias de vesícula, histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal e hérnia epigástrica. A iniciativa do Governo do Estado também contempla pacientes dos municípios vizinhos de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.
O secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, explica que a campanha é resultado de várias reuniões realizadas em Salvador. Segundo ele, o governo ilheense ficou responsável por vários aspectos vinculados à infraestrutura do evento. “Nas reuniões ocorridas em Salvador, quando solicitamos que o Mutirão de Cirurgias viesse para a nossa cidade, nos comprometemos a garantir a segurança, a sinalização de trânsito e a instalação de sanitários químicos e de um toldo de apoio, com todos os móveis necessários”, informa.
Antônio Ocké chama atenção para o fato de que o cadastramento dos pacientes de Ilhéus ter sido realizado na própria sede da Secretaria de Saúde, localizada na Cidade Nova, e também nas unidades da rede municipal. Entre cirurgias e consultas pré-operatórias, o secretário estima que aproximadamente 400 pessoas devem ser atendidas pelas equipes médicas do Governo do Estado da Bahia.
Segundo a Sesab, para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e o cadastro na secretaria de saúde do município de sua residência. É necessário, ainda, apresentar documento de identidade, cartão SUS e exames laboratoriais atuais. Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum de oito horas e comparecer na unidade móvel no turno matutino.
da - Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Ilhéus, 27.10.16
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável