terça-feira, 7 de junho de 2016

Ilhéus mantém serviços de apoio à mulher vítima de violência

Centros prestam apoio gratuito e especializado à reabilitação e recuperação da autoestima da mulher
  A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus possui serviços e programas que atendem especialmente ao público feminino. Alguns deles, como o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram) presta cuidados às vítimas de violência sexual, psicológica e física. Através de equipe composta majoritariamente por mulheres, a entidade acolhe as vítimas de violência encaminhadas pela rede de atenção da SDS ou que procuram ajuda espontaneamente.  

Inaugurado em 2015 pelo prefeito Jabes Ribeiro, o espaço funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Oferece acompanhamentos com psicóloga, psicopedagoga, advogada, assistente social e arte-terapeuta. Assim, busca prestar apoio psicológico, jurídico, e para o empoderamento social para as mulheres vítimas de violência no seio familiar, além de encaminhar os casos notificados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), à rede de saúde e aos órgãos de justiça. Às sextas-feiras, o expediente é interno.

Sua sede está localizada à Avenida Vereador Marcos Paixa (antiga Bahia), n° 174, no bairro Cidade Nova. O coordenador centro em Ilhéus, Lúcio Gusmão, explica que a presença de um equipamento desse, apesar de representar o amparo às mulheres, mostra “o quão a sociedade ainda continua machista e adepta da subjugação da mulher, o que requer ainda mais esforços para acabar com essa cultura”.

Creas - O secretário de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, lembra que outro programa que também é voltado às mulheres é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). Ele compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O serviço é mantido em parceria com o Governo Federal e faz parte dos programas a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Sua sede fica localizada na Avenida Uberlândia, nº 555, no bairro do Malhado. Além destes, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) através de suas atividades e oficinas, busca ofertar às mulheres maneiras de sair da situação de vitimização e criar renda por meio dos cursos ofertados nas cinco unidades do Cras existentes na cidade. Os Cras estão localizados nos bairros Teotônio Vilela, Barra, Banco da Vitória, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...