sábado, 17 de outubro de 2015

Tarifa de transporte coletivo sofrerá reajuste em Ilhéus


De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, apesar de as empresas concessionárias solicitarem reajuste para R$ 3,52, estudos técnicos indicam que passagem deverá ser R$ 2,80

Durante entrevista coletiva concedida à imprensa regional nesta sexta-feira, 16, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou que o valor da tarifa do transporte urbano sofrerá reajuste, como prevê o contrato de concessão do serviço. A proposta de majoração, que será apreciada pelo Conselho Municipal de Transportes, deve elevar o valor dos atuais R$ 2,60 para 2,80.


Segundo Ribeiro, a solicitação de reajuste foi feita pelas concessionárias, Viametro e São Miguel, em maio passado e, desde lá, o pedido vem sendo analisado tecnicamente pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran). As empresas protocolaram um pedido de reajuste para R$ 3,52, o que foi descartado pelo gestor.

Entre os motivos alegados pelas empresas estão a tarifa única, que determina que o mesmo valor seja cobrado para viagens dentro da cidade assim como para os distritos, aumento do combustíveis, dos salários dos funcionários e dos impostos. Para o prefeito, havia duas saídas para a situação: acabar com a tarifa única e prejudicar milhares de moradores da zona rural com a elevação do valor da passagem acima do índice da inflação, ou manter a tarifa única baseada em estudos técnicos e socialmente maus justa.

De acordo com estudos da Sutran, com todas as correções monetárias, como prevê o artigo 40 do contrato de concessão, a tarifa deveria ser de R$ 2,86. Contudo, para minimizar o impacto do reajuste no cotidiano do ilheense, o prefeito enviará à Câmara de Vereadores projeto de lei que reduz a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), incidente sobre os transportes, a fim de manter o valor da passagem em R$ 2,80.

Condicionantes – Em 2014, ficou condicionado o reajuste da tarifa a uma série de melhorias que as empresas deveriam implantar, a exemplo do sistema de monitoramento por GPS de todos os veículos, painel com informações sobre horários dos coletivos e renovação da frota. O prefeito considerou que essas imposições foram cumpridas pelas concessionárias. Dessa forma, o município continuará a exigir das empresas contínuas melhorias nos serviços prestados à população.
Da Secretaria de Comunicação Social
                            

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...