segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aldenes Meira apoia novas políticas para a cacauicultura

Parceiro na defesa do desenvolvimento contínuo da cacauicultura do Sul da Bahia, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Aldenes Meira (PCdoB), mais uma vez se uniu em prol de novas políticas públicas para o beneficiamento do cacau e do chocolate da região. Na manhã desta segunda-feira, 31, o parlamentar participou da Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna, com o tema: “Política de importação e exportação de cacau e seus derivados”.
Durante a Audiência, o parlamentar discutiu, junto à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Cacau Cabruca, a atuação do Governo para a ampliação do controle sobre o cacau importado. O objetivo das discussões é fomentar, na Região Sul, mais oportunidades de desenvolvimento ao produtor nacional e regional, além de apresentar alternativas para incrementar a produção nacional do chocolate.

Em seu pronunciamento, Aldenes ressaltou a qualidade do cacau da região e destacou que uma das formas de ampliar a valorização do fruto está relacionada às barreiras fitossanitárias, já que consistem em normas e medidas que protegem a cadeia produtiva. Para isso, o parlamentar defende o fortalecimento da Ceplac e a realização do concurso público, já que a instituição é imprescindível nesse processo. “É importante também que a gente valorize a questão do mercado local e a produção da agricultura familiar. Além disso, é fundamental a criação de centros vocacionais de tecnologia para ensinar a juventude dos assentamentos e da agricultura familiar a produzir também chocolate”, acrescentou o parlamentar.
A Audiência foi uma iniciativa do deputado federal Davidson Magalhães e também contou com a participação da senadora Lídice da Mata, do superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, do deputado estadual Eduardo Salles, do representante do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Afonso Celso de Sá, além de outras autoridades políticas, cacauicultores e de representantes de sindicatos e associações. 
Da Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...