quarta-feira, 22 de julho de 2015

Prefeitura de Canavieiras inicia obras para adequar maternidade ao programa Rede Cegonha


A Prefeitura de Canavieiras, através da Secretaria da Saúde, está realizando a reforma do espaço físico do Hospital Municipal Régis Pacheco, que irá atender as adequações de ambiência da Rede Cegonha. Baseado nos princípios da humanização e da assistência do parto, do nascimento e da saúde da criança, o projeto, aprovado pelo Ministério da Saúde, prevê reforma, ampliação e equipamentos para adequação do setor de Obstetrícia e Maternidade do Hospital.


Informa a Secretária da Saúde, Roberta Barros, que as gestantes que buscarem a maternidade para a realização do parto irão dispor de uma área exclusiva no Hospital Régis Pacheco. “Assim que derem entrada, serão encaminhadas à sala de acolhimento, em seguida, à sala admissão de parturientes e quarto de parto, depois encaminhada ao alojamento”, explica a secretária.

Entre as atenções especiais voltadas para a gestante e recém-nascidos, segundo  Roberta, estão sendo construídos dois quartos no perfil PPP (espaço destinado ao pré-parto, parto e puerpério) que irão permitir a realização do procedimento com a assistência apropriada e a oferta de um ambiente mais aconchegante à gestante. Outro diferencial é o ambiente de solarium e deambulação (passeio e exercícios), conforme os procedimentos do pré e do pós-parto.

Segundo Roberta, consta no projeto uma recepção, sala de triagem e observação, alojamento conjunto e posto de enfermagem. “Caso as condições de parto exijam outros tipos de procedimento, a área da Rede Cegonha está localizada próximo ao Centro Cirúrgico”, afirma.

A implantação do programa Rede Cegonha em Canavieiras, segundo o prefeito Almir Melo, é parte integrante do planejamento da Secretaria Municipal da Saúde para oferecer novos procedimentos modernos e adequados à população. “Nosso objetivo é garantir à gestante parturiente melhorias no atendimento e acompanhamento, durante e pós-parto”, explica.

Entre as diretrizes da Rede Cegonha estão a garantia do acolhimento com classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal; garantia de vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; garantia das boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento; garantia da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e garantia da ampliação do acesso ao planejamento produtivo.

Por - Walmir Rosário-(22-07-15)




Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...