segunda-feira, 20 de julho de 2015

Greve do INSS chega ao décimo dia sem previsão de término

GREVE

Da gazetadopovo.com.br

Servidores reivindicam reposição salarial de 27,5% e realização de concurso. Proposta inicial do governo federal era de reposição de 21% em quatro anos

  •  
  •  
Texto publicado na edição impressa de 17 de julho de 2015
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chega ao décimo dia nessa quinta-feira (16) em todo o Brasil. Até o momento, agências de 23 estados (incluindo Distrito Federal) aderiram à paralisação – apenas o Amazonas, Espírito Santo, Rondônia e Roraima não registraram interrupção na prestação de serviços.

Reivindicações

Segundo balanço do Ministério da Previdência divulgado na quarta-feira (15), o Paraná conta com 80 agências, dessas, 40 realizam atendimento parcial e 22 estão totalmente paralisadas. Já segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs), há agências funcionando apenas nas regionais de Curitiba (duas), Londrina (três), Maringá (três) e Ponta Grossa (duas).
A entidade estima que 88% dos 1,6 mil servidores do Paraná tenha aderido à greve. Não há estimativa de quantos atendimentos deixaram de ser feitos e tiveram de ser reagendados até agora. O único atendimento que continua sendo realizado nas agências paralisadas é a perícia médica.
No Brasil todo há 1.605 agências do INSS. Dessas, 630 (39%) encontram-se parcialmente paralisadas e 231 (14%), totalmente paralisadas.

Negociações

De acordo com Jaqueline Mendes de Gusmão, do comando de greve estadual, as negociações com o governo federal não avançaram desde a deflagração do movimento grevista, em 7 de julho. “Não houve nenhuma sinalização de acordo ou proposta de reposição por parte do governo. Enquanto esse diálogo não acontecer, a greve não vai acabar”, disse.
Na próxima terça-feira (21), o comando de greve federal deve se reunir com representantes do Ministério do Planejamento para discutir os pontos principais da pauta de reivindicações da categoria – reposição salarial, incorporação de benefícios à remuneração de ativos e aposentados e realização de concurso público. Caravanas de todos os estados devem marcar presença em Brasília para pressionar o governo.

Outro lado

O INSS informou, por meio de nota, que os segurados poderão remarcar atendimentos agendados que não sejam realizados em razão da greve. O reagendamento será feito pela própria agência – o segurado deve apenas contatar a central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento para confirmar a nova data.
Para evitar qualquer prejuízo financeiro aos benefícios dos segurados, o INSS considerará a data do primeiro agendamento como data de entrada do requerimento.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...