segunda-feira, 20 de julho de 2015

Greve do INSS chega ao décimo dia sem previsão de término

GREVE

Da gazetadopovo.com.br

Servidores reivindicam reposição salarial de 27,5% e realização de concurso. Proposta inicial do governo federal era de reposição de 21% em quatro anos

  •  
  •  
Texto publicado na edição impressa de 17 de julho de 2015
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chega ao décimo dia nessa quinta-feira (16) em todo o Brasil. Até o momento, agências de 23 estados (incluindo Distrito Federal) aderiram à paralisação – apenas o Amazonas, Espírito Santo, Rondônia e Roraima não registraram interrupção na prestação de serviços.

Reivindicações

Segundo balanço do Ministério da Previdência divulgado na quarta-feira (15), o Paraná conta com 80 agências, dessas, 40 realizam atendimento parcial e 22 estão totalmente paralisadas. Já segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs), há agências funcionando apenas nas regionais de Curitiba (duas), Londrina (três), Maringá (três) e Ponta Grossa (duas).
A entidade estima que 88% dos 1,6 mil servidores do Paraná tenha aderido à greve. Não há estimativa de quantos atendimentos deixaram de ser feitos e tiveram de ser reagendados até agora. O único atendimento que continua sendo realizado nas agências paralisadas é a perícia médica.
No Brasil todo há 1.605 agências do INSS. Dessas, 630 (39%) encontram-se parcialmente paralisadas e 231 (14%), totalmente paralisadas.

Negociações

De acordo com Jaqueline Mendes de Gusmão, do comando de greve estadual, as negociações com o governo federal não avançaram desde a deflagração do movimento grevista, em 7 de julho. “Não houve nenhuma sinalização de acordo ou proposta de reposição por parte do governo. Enquanto esse diálogo não acontecer, a greve não vai acabar”, disse.
Na próxima terça-feira (21), o comando de greve federal deve se reunir com representantes do Ministério do Planejamento para discutir os pontos principais da pauta de reivindicações da categoria – reposição salarial, incorporação de benefícios à remuneração de ativos e aposentados e realização de concurso público. Caravanas de todos os estados devem marcar presença em Brasília para pressionar o governo.

Outro lado

O INSS informou, por meio de nota, que os segurados poderão remarcar atendimentos agendados que não sejam realizados em razão da greve. O reagendamento será feito pela própria agência – o segurado deve apenas contatar a central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento para confirmar a nova data.
Para evitar qualquer prejuízo financeiro aos benefícios dos segurados, o INSS considerará a data do primeiro agendamento como data de entrada do requerimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico júnior visita Cabouco Alencar

Valderico Júnior visita Caboclo Alencar em Itabuna O empresario Valderico Júnior, pré candidato a prefeito da cidade de Ilhéus e o vice pres...