quarta-feira, 4 de março de 2015

Amurc e municípios assinam compromisso com os Institutos Natura e Arapyaú

A melhoria na Educação Pública Municipal é o objetivo do Termo de Cooperação Técnica a ser assinado nesta sexta-feira, 6, às 8h30, no auditório da Torre Administrativa da Uesc, entre a Amurc, os municípios associados e os Institutos Natura e Arapyaú.
A parceria visa permitir aos municípios da região, o acesso às tecnologias disponíveis pelo Instituto Natura, no sentido melhorar a qualidade da educação através dos projetos: Conviva Educação; Trilhas da Leitura e Comunidade de Aprendizagem.
Junto a essa proposta os municípios receberão assessoria e consultoria de uma empresa especializada para a regularização dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e do Plano de Carreira para os profissionais do magistério municipal.

A criação ou revisão dos PMEs está prevista pela Lei 13.005/2014, cujo prazo de entrega, pelos municípios está previsto para o mês de junho deste ano. O seu papel está fundamentado em planejar, com a participação da sociedade, as políticas públicas a médio e longo prazo e, com isso, contribuir para a efetivação do acesso à educação.
A parceria com os Institutos Natura e Arapyaú representa um avanço nas atividades desenvolvidas pelo Fórum de Secretários de Educação (Forsec), que tem levantado demandas locais para serem solucionadas em parceria da Amurc, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral e a Uesc.
Parceiros
O Instituto Natura integra uma rede formada pelo governo, secretarias municipais e estaduais de Educação, entidades nacionais, outros institutos e fundações ligados à educação, além da comunidade escolar, para promover a aprendizagem de todos, ao longo de toda a vida, apoiar a excelência na gestão pública da educação e fomentar a inovação em tecnologias educacionais. De acordo com o relatório de 2013, na Bahia, 10.261 escolas de 417 municípios já estão sendo beneficiados.
Já o Instituto Arapyaú é uma fundação privada que tem como proposta articular organizações e lideranças, conhecimentos e ações que promovem a transformação da sociedade. Atuando em nível local (sul da Bahia), nacional e global, o papel da entidade é construir pontes entre atores e experiências, no Brasil e no mundo, que resultem em iniciativas de alto impacto econômico e socioambiental.
 Por Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...