quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Congresso Nordestino de Municípios cobra olhar diferenciado para região

Acontece até esta quinta-feira (13), no Centro de Convenções, em Salvador, o Congresso Nordestino de Municípios.  A abertura realiza, ontem (11), contou com a participação de presidentes de associações municipalistas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Juntos eles cobram avanços nas relações federativas e políticas regionais específicas para a região.

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, ressaltou que o Congresso tem uma pauta política. “Nossa região sofre uma discriminação histórica, mas precisamos de líderes que olhem essa região com um olhar diferenciado. Não podemos repartir o pacto federativo igualitário, pois o país tem uma dívida histórica com o povo nordestino”, disse Quitéria e conclamou toda a região nordeste que se uma cada vez mais porque 2015 “será um ano de ajuste de contas e temos que ter um ideal do que nós queremos do governo”.



Municipalistas como o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Luis Benes Leocádio disse que é preciso realinhar o discurso da pauta municipalista. “Hoje os municípios estão quebrados e falidos e não suportam mais essa relação federalista”. Em concordância, o presidente da Associação de Municípios de Pernambuco (Amupe), ressaltou que a conjuntura é muito difícil e exige dos prefeitos muito mais cuidado e aprendizado. “Essa é uma oportunidade de integração e troca de informações, que proporciona mais conhecimento e capacidade de fazer uma gestão pública de qualidade”.

Já o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, José Antônio Vasconcelos, falou das perdas do Fundo de Participação dos Municípios e da necessidade de planejar melhor a gestão. “Os recursos caem e as obrigações aumentam. Esse é o momento ímpar para levar um planejamento discutido aqui na Bahia para todo o Nordeste”.

A polêmica das ofensas ao povo nordestino nas redes sociais fez parte do discurso de vários presidentes. "O Nordeste está tão em moda depois das eleições. Parece que agora o Sul e Sudeste perceberam que existimos. Então, um evento como esse nos aproxima e firma nossa identidade, para sairmos daqui com boas idéias para o futuro”,  afirmou o presidente da Associação de Municípios de Alagoas (AMA), Jorge Dantas..

A UPB organiza o congresso, em parceria com as associações municipalistas do Nordeste e o apoio da Bahiatursa.  O evento reúne prefeitos, vereadores e técnicos da administração municipal para debater os desafios comuns vivenciado pelos municípios com o intuito de criar uma pauta conjunta de reivindicações como resolução final do congresso para ser entregue à presidente Dilma e ao Congresso Nacional. 

 
Por Wilde Barreto 
Coordenação de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...