quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Presidente da Amurc alerta os gestores para a queda no repasse do FPM


Prefeituras de todo o Brasil recebem nesta sexta-feira (10), o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM referente ao primeiro decêndio do mês de outubro de 2014, que somada a retenção do Fundeb, será de R$ 2.892.757.894,83. No entanto, de acordo com o estudo da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, esse valor está menor em 13,85 % se comparado com o 1º decêndio de setembro deste ano.

Num comparativo de valores repassados no mesmo período de 2013 e 2014, os municípios baianos que na sua maioria, possuem um coeficiente de 0,6, a exemplo de Barro Preto, tiveram uma queda de R$ 43.144,03 na receita municipal. Porém, na contramão desse desfalque, os gestores são responsáveis pela manutenção de grande parte dos programas federais, principalmente nas áreas de saúde e educação, que exigem a contratação de profissionais.


O atendimento a essas demandas representam grande parte do inchaço na Folha de Pagamento, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos municípios do interior da Bahia que ultrapassam o limite de 54 % para a contratação, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por conta disso, o presidente da Amurc, Lenildo Santana chama a atenção dos prefeitos para a necessidade de realizar “um planejamento mais enxuto das receitas municipais, de modo que não venha comprometer os indicadores de saúde, educação, entre outros”.  

Enquanto não acontece o incremento de 1 % no repasse do FPM, requerido durante a Mobilização Permanente nos dias 7 e 8 em Brasília, Lenildo declara a outra saída tem sido buscar melhorar a captação de recursos para os municípios, através da participação dos gestores em defesa das lutas municipalistas, junto às entidades representativas, como a Amurc, a União dos Municípios da Bahia – UPB e a Confederação Nacional dos Municípios – CNM.


Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...