sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O HOSPITAL SÃO JUDAS EM ITABUNA NÃO PODE FECHAR!

Desde quando o governo Geraldo Simões (PT) em 2004 resolveu municipalizar o setor de saúde em Itabuna. De lá para cá, a Saúde nunca foi mais a mesma. Em meio a tantos escândalos, desvios de recursos, roubos, e um período sem a Plena da Saúde, que foi tomada pelo Governo Estadual, alegando falta de gestão pública. Com isso a população de Itabuna e regional – já que esta cidade é um pólo da saúde - vem sofrendo e “comendo o pão que o diabo amansou!”.

Neste período, completando 14 anos, centenas de pessoas,  devido à falta de Hospitais, leitos, equipamentos, médicos e remédios, precocemente, deixaram de existir, sem contar aquelas que ficaram aleijadas e estão sofrendo até os dias de hoje. O pior é que, nem governo federa, estadual ou municipal, resolve o problema que é essencial, trata-se do prolongamento da vida. Mas eles não estão nem ai! A população, que se lixe, ou melhor, morra a mingua!

Sistematicamente, após o fechamento do Hospital Maria Goretti, nos anos 90, Pronto Socorro do Hospital Calixto Midlej, em 2003, além de diversas clínicas que prestavam serviço ambulatorial e ortopédico, por atraso de 90 dias sem repasses, o que acarretou os débitos da manutenção, dessas clínicas, muito delas tiveram corte de água e de energia, como foi o caso da Clínica SORT, deixando o Dr. Moacir, muito constrangido; “pois essa é a primeira vez que isso acontece num tempo de 50 anos!”.É revoltante, ou não é? Quem sofre é a população regional.

Resumindo o descaso, com a saúde de Itabuna, agora estamos no prenuncio do fechamento do Hospital Psiquiatra São Judas Tadeu, que atende os portadores de doenças mentais e, sendo o único, pois, as demais clinicas e hospitais regionais, por falta de recursos, há muito, fecharam as suas portas. O hospital São Judas, que deverá fechar suas portas dentro dos próximos 30 dias, só não consumou essa decisão, graças à luta e a valentia de Dr. Zé Neme, que agora viu suas forças esgotadas. A impotência falou mais alto!

Com essa decisão, ontem (09) parentes de internos, médicos, funcionários, voluntários foram às ruas centrais de Itabuna num grande manifesto,pedindo o não fechamento do Hospital (único no Sul da Bahia). Caso isso aconteça, será uma calamidade, mais uma vez, para o setor da saúde de Itabuna. Esperamos que essa manifestação sensibilize, os homens públicos, empresários, e não deixem o Hospital deixar de existir! Ele é de grande utilidade, ou melhor, essencial, para Itabuna, pois esta cidade, é uma das, que mais existem “malucos” perambulando por suas ruas e avenidas pregando a intranqüilidade à população!

E agora, quem tratará as pessoas portadoras de doenças mentais? Com a palavra, o governo municipal e estadual!  O Hospital São Judas, com cerca de meio século, prestando grandes serviços, de primeira necessidade, a sociedade regional, não pode fechar às suas portas!


A saúde deve ter respeito. Trata-se do seguimento das vidas humanas...                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...