sexta-feira, 21 de março de 2014

Santa Casa de Itabuna realiza o I Congresso Sul Baiano de Oncologia

A cada ano as neoplasias vêm assumindo um papel cada vez de mais destaque entre as causas de morte em todo o mundo, e diante da importância do assunto, a Região Sul da Bahia sediará I Congresso Sul Baiano de Oncologia. O evento será realizado no período de 1º a 5 de abril, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e fará uma abordagem técnica-científica sobre o tema “Oncologia no Século XXI: desafios da interdisciplinaridade e novas tecnologias”.

 O Congresso é uma promoção da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), do Núcleo de Estudos e Orientação de Onco-hematologia Pediátrica (NEOOP), do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACCSul Bahia) e da Inovarte – Produtora de eventos educacionais. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é apoiadora.
A expectativa é de que cerca de 800 congressistas paticipem do evento que tem como pricipal objetivo proporcionar um ambiente para debates técnicos, científicos, sociais e de políticas públicas sobre a Oncologia, de modo a contextualizar com a realidade local. “A intenção é discutir soluções que contribuam para a melhoria do atendimento oncológico na nossa região”, destaca a professora Sônia Melo, Drª emGenética e Biologia Molecular e membro da Comissão Organizadora do evento.
O Congresso contará com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e discussões científicas sobre Oncologia. O público-alvo são os graduandos e profissionais de medicina de toda a região Sul Bahia. O médico oncologista clínico da Santa Casa de Itabuna, Drº Eduardo Kowalski, que também integra a Comissão Organizadora do evento, ressalta a preocupação da instituição que presta assistência integral ao paciente oncológico, em transmitir informações sobre o câncer e suas consequências.
“O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e a nossa região ainda é carente de diagnóstico. Neste Congresso iremos dar ênfase justamente a importância do diagnóstico precoce, quando o médico deve suspeitar da doença”, comenta Drº Eduardo Kowalski, frisando que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são os resultados no tratamento.
E informa que a intenção é inserir o I Congresso Sul Baiano de Oncologia no Calendário de Eventos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, já que trata-se de uma instituição classificada junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon),que é referência na área em toda região Macro-Sul da Bahia.
 Inscrições
As inscrições para participar do congresso podem ser feitas através do site www.congressooncologiaba.com.br até o dia 30 de março. Após esse período, serão efetuadas no local do evento até o dia 02 de abril. Todo dinheiro arrecadado com o evento será direcionado para o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer do Sul da Bahia (GACC Sul Bahia). Maiores informações pelo telefone (73) 9961-4042 ou emailatendimento@congressooncologiaba.com.br.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...