segunda-feira, 17 de março de 2014

Bicampeã de Maratonas Aquáticas visa as Olimpíadas de 2016

Especialista em percorrer longas distâncias na água, a itabunense Isabelly Mendes Andrade, de apenas 14 anos é a atual campeã brasileira e bicampeã baiana de Maratonas Aquáticas, pela categoria Infantil. Desde o início do ano, a atleta treina intensamente, com o apoio do técnico, Luiz Carlos Santos e das Lojas Buriti, visando repetir às conquistas, desta vez, na categoria Juvenil, e assim, pleitear a tão sonhada vaga na seleção brasileira, que disputará as Olimpíadas de 2016.
O próximo desafio está marcado para o dia 23 de março, em São Tomé de Paripe - Salvador, onde a atleta disputará a 1ª Etapa do Campeonato Baiano, com um percurso de quatro quilômetros. Já pelo Campeonato Brasileiro, Isabelly conquistou a segunda colocação na segunda etapa, realizada este mês, em São Bernardo do Campo, e busca o primeiro lugar do pódio na 3ª etapa da competição, prevista para o dia 17 de maio, na cidade de Angra dos Reis - Rio de Janeiro, com um percurso de 10 quilômetros.

Há quatro anos treinando Isabelly, o técnico Luiz Carlos revela que a atleta tem obtido uma evolução ascendente no seu desempenho a partir da participação em disputas importantes e de uma rotina de treinos diárias em piscina e em mar aberto, com o objetivo de prepará-la para desafios maiores. “Hoje, a expectativa maior é que consigamos uma vaga na seleção brasileira na categoria Juvenil, que será pleiteada na seletiva Sul-americana no mês de dezembro deste ano”, revela.
A preferência por nadar em longas distâncias surgiu logo depois dos seis anos de idade, quando a itabunense iniciou a sua participação em disputas aquáticas na cidade de Itabuna e em localidades circunvizinhas. Além de encarar como uma diversão, a atleta revela que “as competições em maratonas aquáticas exigem do competidor, desenvolver boas estratégias para vencer os desafios, como a correnteza e o vento, e, assim alcançar o objetivo”.
                   No ano de 2012, Isabelly foi campeã baiana de Maratonas Aquáticas na categoria Infantil. Em 2013, repetiu o feito no Campeonato Baiano e conquistou pela primeira vez o título no Campeonato Brasileiro na mesma categoria. No final do ano passado, a atleta percorreu 14 quilômetros no Campeonato Bahia de Todos os Santos, entre Mar Grande e Salvador, e garantiu o título na categoria Geral e na Juvenil.
FazAtleta
            Com o objetivo de garantir a participação de Isabelly nos Campeonatos de Maratonas Aquáticas e, ao mesmo tempo, conquistar o abatimento no imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, as Lojas Buriti, através do Programa FazAtleta, apoia financeiramente a atuação da atleta desde o início do ano passado.
Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o FazAtleta é destinado a atletas, equipes ranqueadas e eventos que fazem parte das federações e/ou confederações que se enquadram na categoria de Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico e tem o objetivo de promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador no Estado.
O apoio destinado aos beneficiários do programa inclui, entre outros, o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida, aquisição de material esportivo, além de recebimento de bolsa-auxílio para o atleta que se dedique exclusivamente à prática do esporte e remuneração para o técnico que o acompanha.
De acordo com o analista de Marketing das Lojas Buriti, Silas Ribeiro, além de promover uma grande visibilidade da empresa no mercado de atuação, a contribuição social de fomento a prática esportiva repercute no desenvolvimento de jovens e adolescentes. “É um projeto interessante, que estamos tendo a oportunidade de investir na promoção social em nossa cidade”, declara Silas.
,
\por - Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...