segunda-feira, 17 de março de 2014

APPI realizará assembleia temática durante Greve Nacional da Educação

Trabalhadores em educação de todo o Brasil estão realizando nos dias 17, 18 e 19 de março uma greve nacional para exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação e a destinação de 10% do PIB para a educação pública.

Como parte das atividades de luta, em Ilhéus a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, estará realizando nesta quarta-feira, dia 19, às 09 horas da manhã, na Câmara de Vereadores, uma assembléia temática que tem como pauta o Plano Nacional de Educação e a Campanha Salarial 2013 dos trabalhadores em educação da rede estadual.


De acordo com a programação, logo após a abertura acontecerá a palestra sobre o Plano Nacional de Educação, tendo como palestrante a professora-mestra Gilvânia Nascimento, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Às 10h20min será a vez da discussão sobre a Campanha Salarial 2014. O encerramento está previsto para as 11 horas.

A presidente da APPI, Enilda Mendonça, informou que a mobilização foi anunciada pela CNTE após, ao arrepio da Lei, o Ministério da Educação orientar a atualização do piso em 8,32%, com a publicação, no dia 18/12 do ano passado, por meio da Portaria Interministerial nº 16 da nova estimativa de custo aluno do Fundeb para 2013, a qual serve de referência para a correção do piso salarial do magistério em 2014. 

Por conta disso, a CNTE antecipou sua decisão de organizar grande mobilização nacional da categoria no início do ano letivo, orientando suas entidades filiadas a ingressarem na justiça local contra os governadores e prefeitos que mantêm a aplicação dos percentuais defasados para o piso do magistério, como forma de contrapor os desmandos dos gestores públicos que têm feito caixa com os recursos destinados à valorização dos profissionais das escolas públicas.
Da assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...