segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mastologista destaca práticas para evitar desenvolvimento do câncer de mama

A palestra do médico José Slaib marcou o início do Projeto ‘Educar Para Ter Saúde’, promovido pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. No próximo dia 29, haverá o Dia D do Outubro Rosa com ações educativas sobre a doença.
 O médico mastologista José Slaib ministrou palestra sobre o tema ‘Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino’ para mulheres residentes no Bairro Nossa Senhora da Vitória, na tarde da sexta-feira, dia 11, durante a qual esclareceu dúvidas e orientou quanto a adoção de práticas saudáveis para evitar a doença. O evento - que aconteceu no Centro Educativo Fé e Alegria - iniciou o ciclo de palestras do Projeto ‘Educar Para Ter Saúde’, criado pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus.

O ciclo de palestras sobre câncer de mama terá continuidade no próximo dia 25, no Centro Social Criarte, às 14 horas, no bairro Salobrinho, também com a participação do médico especialista José Slaib, que há 25 anos trata da doença em Ilhéus. Por outro lado, a Secretaria de Saúde prepara uma ação especial de alerta às mulheres sobre o câncer de mama no dia 29 de outubro, quando acontecerá o Dia D do Outubro Rosa.
O médico alertou que, entre cuidados em torno da doença, a mulher deve realizar exame clínico anual a partir dos 20 anos, quando também deve fazerautoexame mensal após a menstruação, e a mamografia anual a partir dos 40 anos. “Não existe prevenção de câncer, e sim o diagnóstico precoce que permite tratamento mais simples e o combate à doença”, afirmou.
Na oportunidade, José Slaibexplicouque as causas de transformação de uma célula normal da mama estão ligadas ao uso de hormônios, hábitos de vida inadequados, higiene oral precária, stress, sedentarismo e obesidade. E chamou a atenção para o alto índice de mortalidade do câncer de mama no Brasil, que chega a 15.600 óbitos por ano, enquanto o câncer de pulmão causa 9.600 mortes ao ano.
Projeto educar para ter saúde – O Projeto ‘Educar para ter Saúde’ foi lançado com o tema sobre câncer de mama em virtude do transcurso do Outubro Rosa, cujo mês intensifica, em todo o país, o debate sobre os cuidados que se deve ter com a doença. O mastologista explicou que o câncer surge quando uma célula normal do organismo é transformada em função de uma deficiência imunológica. Ele disse também que a maioria dos casos de câncer não tem histórico familiar, ou seja, apenas 5 a 10 % têm a ver com a hereditariedade.
 Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 14.10.2013

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...