quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Santa Casa de Itabuna inaugura Unidade Cardio Intensiva


Pioneira no interior da Bahia, o serviço de UTI exclusiva para pacientes cardíacos é um passo definitivo na consolidação da Unidade Coronariana


Prestes a completar 96 anos de atuação na saúde no sul da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anuncia mais uma unidade de alta complexidade em saúde à disposição da comunidade regional. Trata-se da Unidade Cardio Intensiva (UCI), voltado para doenças cardiovasculares, pioneira no interior da Bahia. O Serviço destina-se a receber pacientes cardiopatas de todo o Estado via sistema de regulação, além de emergências locais e pós-operatório de cirurgias cardiovasculares e angioplastias realizadas na instituição. Em funcionamento desde o dia 8 de janeiro, a inauguração oficial está agendada para segunda-feira (28), data que marca a fundação da instituição.


Com investimentos em infraestrutura e equipamentos modernos na ordem de R$1,5 milhão, a UCI é constituída por 13 leitos monitorizados continuamente, além de possibilitar a realização de exames radiológicos, eletrocardiográficos, todos os modos de ultra-sonografia com Doppler (em destaque o Ecocardiograma) à beira do leito, proporcionando maior conforto ao paciente, agilidade e eficiência nos diagnósticos.


Na Unidade Cardio Intensiva todos serão contemplados, já que o atendimento ao público do Sistema Único de Saúde (SUS), particular ou conveniados se dará de acordo com a disponibilidade de vagas. “O exemplo dos magnificentes Dr. Alair Castro e Dr. Valmerindo Leal (in memorian) e dos mestres Dr. Jairo Xavier e Dr. Filemon Jovita foram o alicerce para transformarmos um sonho em realidade. Esta unidade assegura o atendimento preconizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, valorizando a vida de todos os paciente assistidos e tranquilizando o coração de todos familiares”, declarou o Coordenador Clínico da Unidade, Dr. Almir Gonçalves Filho (CRM 16595).


Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger, a inauguração do novo serviço é um ganho real para a saúde de Itabuna e de todo interior da Bahia. “A UCI completa a Santa Casa de Itabuna como unidade referência para o tratamento cardiovascular no interior da Bahia, com todas as fases da assistência: da porta de entrada, via emergência ou ambulatório, à unidade de hemodinâmica para diagnóstico intervencionista, às diversas modalidades de cirurgias cardíacas e agora com a assistência para cuidados intensivos”, relatou o provedor Eric.

Equipe técnica


A UCI tem o privilégio da coordenação clínica e técnica dos médicos cardiologistas Dr. Almir Filho e Dra. Milena Vasconcelos (CRM 19931); da Coordenação de enfermagem da enfermeira Larissa Nunes (especialista em terapia intensiva e cardiologia); a Coordenação de Fisioterapia com Aritana Ramos (especialista em pneumo-funcional); além de todo trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por cardiologistas clínicos especializados. “Assim, são destaques Dr. Ian Reinel Castro (ecocardiografista) (CRM 19181); Dra. Ana Paula Leal (hemodinamicista intensivista) (CRM 21997); Dr. Eric Ettinger Filho (cirurgião-cardiovascular) (CRM 15677); Dr. Juvenal Mascarenhas Nasri (cirurgião torácico) (CRM 5033); profissionais da enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, farmacêutica, além de profissionais da área administrativa”, acrescentou Dr. Almir Filho.


Por - Jack Simões



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleitores brasileiros:68% não sabem em quem votar

  Eleições: mais de 68% não sabem em quem votar Uma vez apresentados os nomes dos potenciais entrevistados, a taxa de incerteza cai para 16,...