segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes nesta quarta-feira, 23

A Prefeitura de Ilhéus inicia na próxima quarta-feira (23) as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, Avenida Itabuna, das 08 às 13 horas, até o dia 07 de fevereiro. 

O Pronatec ofertece 1.450 vagas para os cursos que serão realizados na sede do Instituto Federal da Bahia – IFBA, na rodovia Ilhéus – Itabuna. O objetivo do programa é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica para a população. Os interessados devem comprovar, no mínimo, o ensino fundamental incompleto.  

Serão oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo, Fotógrafo, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Costureiro Industrial do Vestuário, Espanhol Básico e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Montador e Reparador de Computador, Desenhista de Topografia, Inglês Básico e Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Agente de Alimentação Escolar, Vendedor, Camareira em Meios de Hospedagem, Operador de Computador, Condutor Ambiental Local, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Desenhista de Construção Civil.

Os cursos têm duração de dois a três meses, e os alunos recebem uma Bolsa Formação de R$ 9,00 por dia para transporte e lanche. Para se inscrever, são necessários originais e cópias do CPF, RG, comprovante de residência e de escolaridade, além do Número de Identificação Social (NIS), Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

O propósito do programa é incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro- Desemprego, bem como usuários do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) no mercado de trabalho. A qualificação profissional é a principal meta deste programa. De acordo com o secretário da pasta, Jamil Ocké, a parceira entre secretaria, Pronatec e IFBA, irá garantir para os alunos deste curso uma formação profissional gratuita e a criação de mão de obra qualificada para empresas que serão instaladas no município.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Ilhéus – 21.01.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...