quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ilhéus será contemplado com o Plano Safra da Pesca e Aquicultura

O município de Ilhéus será contemplado com o Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013/2014. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, durante reunião mantida em Salvador, na última segunda-feira (21), com a superintendente Federal de Pesca e Aquicultura da Bahia, Sílvia Cerqueira, que contou com a presença do deputado estadual José de Arimatéia. O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, será convidado para o lançamento do plano, na cidade, cuja data será ainda definida.


O Plano Safra é um instrumento para tornar mais efetiva as políticas públicas econômicas e sociais do Governo Federal, voltadas para a cadeia produtiva da pesca e aquicultura. O objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.


Programas – Sebastião Vivas informou que a Superintendência Federal colocou também à disposição do Município todo o portfólio de programas e recursos disponibilizados, através do Ministério da Pesca e Aquicultura para a Bahia, com o objetivo de beneficiar os pescadores, marisqueiras, aquicultores locais, além de outros profissionais e suas famílias.


Entre os programas apresentados pela superintendente Sílvia Cerqueira, estão o de microcrédito produtivo pesca e aquicultura; de pesca e aquicultura familiar; mulher, pesca e aquicultura; jovem, pesca e aquicultura; pesca e aquicultura para agregar renda – agroindústria; pesca e aquicultura, agroindústria familiar (comercialização); crédito de investimento – alimentos, além do programa o Revitaliza.


Segundo o secretário, os recursos envolvidos vão de R$ 2.500 a R$ 130.000 para os pequenos pescadores e aquicultores, com juros de 0,5 a 1,0 % ao ano e redução de 25% na quitação do valor tomado, com fins para gerar renda, agregar valores aos produtos comercializados, qualificar meios de produção e dos pescados capturados, aquisição, reforma e modernização de embarcações. “Enfim, a proposta é gerar oportunidades para fixar as famílias em seu ambiente natural de vida cotidiana”, assegurou Vivas.


Da Secretaria de Comunicação (Secom).
Ilhéus - 23.01.2013
www.ilhéus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...