segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Prefeitura intensifica obras da segunda fase do Calçadão



        Com a intensificação das obras de  drenagem e colocação de contrapiso para início da pavimentação, a Prefeitura de Itabuna intensificou a segunda etapa da reurbanização e revitalização do Calçadão da Rui Barbosa, projeto executado em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista do Município (Sindicom), Caixa Econômica Federal e diversas empresas do setor de construção civil, que visa transformar aquela área de comércio num shopping a céu aberto. 

  Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, a expectativa é de que, caso não chova, a colocação do piso seja iniciada já na próxima semana. “É uma obra importante e que vem sendo reivindicada pelos comerciantes da área e pela população. Esta é a primeira revitalização realizada na Rui Barbosa nos últimos 30 anos, complementando as obras realizadas na Cinquentenário e na Amélia Amado, esta última uma obra de R$ 12,8 milhões” afirma Leahy.
 
O secretário salienta que o projeto em execução prevê a utilização de ladrilho hidráulico, com duas faixas de piso táctil para facilitar a locomoção de deficientes visuais, além da colocação de mobiliário,  com bancos fixos de cimento e novo sistema iluminação com LEDS – diodos emissores de luz, numa área de três mil metros quadrados.

Leahy explica que a obra foi precedida de um trabalho da Emasa, que fez a revisão completa da rede de abastecimento de água, bem como do sistema de esgotamento sanitário e pluvial, que também já foi concluída para a terceira etapa do projeto, permitindo a aceleração dos serviços. O projeto será complementado com a revisão da rede de postes e da fiação aérea pela Coelba, Oi e empresas de cabeamento de TV e internet.

       
Por- Texto:Kleber Torres – Fotos:  31/08/2012

  violência contra a mulher
        

A Secretaria de Assistência Social de Itabuna cuida dos últimos detalhes para a implantação da Divisão de Combate à Violência contra a Mulher, prevista para começar a funcionar ainda em  setembro. Segundo Alzira Marques, que coordenará a divisão, uma equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogo, assistente jurídico e auxiliares administrativos estarão mobilizados na assistência às mulheres atingidas por todas as formas de violência. 

A Divisão funcionará na Rua Almirante Tamandaré, nº 513, no Centro de Itabuna, e permitirá que as mulheres tenham acesso a políticas públicas que estão sendo implantadas no município.

O projeto está sendo conduzido pelo secretário de Assistência Social Acles Dantas. Segundo ele, baixar os índices de violência à mulher em Itabuna é o principal desafio, mas não o único objetivo dessa iniciativa. “As ações também irradiam para o núcleo familiar, trazendo benefícios para todos os membros”, afirma. Ele frisa que conscientizar sobre a importância do papel da mulher na sociedade também é essencial.

A Divisão de Combate de Violência contra a Mulher utilizará gráficos constantemente atualizados sobre os resultados de ações desenvolvidas no município, e irá se dedicar também às questões relativas à saúde, capacitação de pessoal envolvido com o atendimento, visitas a mulheres apenadas e inserção no mercado de trabalho. Parcerias com instituições de capacitação e encaminhamento profissional fazem parte das metas da divisão.

Por - Haísa Lima - Fotos: Vinícius Borges – 31/08/2012

        



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...