quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comitê de Combate à Dengue em Itabuna inicia campanha educativa



O Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Ações para o Combate à Dengue lançou nesta quarta-feira (18), na Escola Branca de Nove, no bairro Pontalzinho, uma campanha educativa  com a distribuição de kits para os professores e alunos, contendo cartilhas, panfletos explicativos, quebra-cabeças e jogos voltados para fortalecer a estratégia de combate à dengue em Itabuna. 

O trabalho mobiliza equipes de Educação em Saúde, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde e representantes do comitê, que reúne os diversos setores da sociedade organizada, com o objetivo de transformar alunos em formadores de opinião junto às famílias e comunidades onde vivem ou atuam.  

Segundo a presidente do comitê, Heloísa Pinheiro, o projeto tem um impacto positivo em termos de receptividade e as ações serão levadas para escolas públicas e privadas, “sempre com foco na prevenção da dengue”. Ela ressalta que esta é a primeira etapa de uma proposta colocada em prática pelo Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Ações para o Combate à Dengue. 

Heloisa Pinheiro acredita que a cartilha e o material didático distribuído vão sensibilizar as famílias dos alunos para uma maior vigilância com relação à erradicação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O comitê também iniciou esta semana gestões para que seja implantada em Itabuna uma experiência que vem sendo realizada com sucesso em outros municípios, com a utilização de mosquitos transgênicos estéreis para cortar a transmissão da doença. 

Segundo a presidente do comitê, “a ideia é aliar a técnica para aos instrumentos tradicionais de controle do vetor, com a mobilização dos técnicos da saúde, intensificação do uso de larvicidas e sem deixar de lado o essencial apoio da população, que é um aliado vital deste projeto”. 

DCS – PMI  Texto : Kleber Torres    Fotos :                                 18-07-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...