sexta-feira, 29 de junho de 2012

Comunidades de Curral Novo recebem Central de Resfriamento de Leite


Para incentivar uma maior produção de leite do pequeno produtor rural, foi entregue na manhã desta quinta-feira, 28, a Central de Resfriamento de Leite no povoado de Curral Novo. A primeira foi entregue no ano de 2009 para a comunidade de Ponte de Terra.
 
A Central de Resfriamento é uma parceria das Secretarias de Agricultura, Educação e Infraestrutura com a empresa KI-Sabor, da cidade de Serra Dourada. Com capacidade de armazenagem de até 3.000 litros de leite por dia, a Central Iniciou com cinco produtores cadastrados com estimativa de produção até 7.000 litros de leite por mês. O secretário de Agricultura, José Marques de Castro, destaca a importância de alcançar metas. “As metas para os dois resfriadores até dezembro de 2012 é atingir 3.000 mil litros de leite por dia e até dezembro de 2013, é alcançar 5.500 litros de leite por dia”.
 
O resfriador beneficiará também as comunidades de Periperi, Beleza, Marias, Canabravão e Baixa do Coqueiro. O senhor Odesvaldo Ferreira Barbosa, produtor local, possui 30 vacas leiteira e está animado com os benefícios: “É uma obra que beneficiará todos da comunidade, acompanhei desde o começo até o fim e a minha intenção é depositar bastante leite para desenvolver a região”. Declarou. 


Para o senhor Vilson Pereira de Carvalho, produtor do povoado de Canabravão, que possui 13 vacas leiteiras, ele observa a oportunidade de incrementar a renda da família. “É uma das melhores oportunidades para nós que moramos na roça, antes não ganhávamos nada, agora vamos tirar as despesas e recompensas”. Afirma.
 
“Atualmente o laticínio trabalha com preço único de 70 centavos por litro. Coletamos em vinte e seis municípios do oeste baiano e três do estado de Minas Gerais. São Desidério tem correspondido muito bem essa parceria”. Disse o representante da Ki-Sabor, Dorisval Frota de Souza.
 
Segundo o prefeito Demir Barbosa, as parcerias são de fundamental importância: “O município sempre vai investir em programas como o pró-leite e o pró-lavoura, para aumentar a produção, geração de renda e desenvolvimento da região”. Declara.

 Ascom São Desidério
Fotos; Rodney Martins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...