sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Emasa amplia sistema de água tratada em Itabuna

Eta-01
        O governo municipal acaba de dar um importante passo na busca da solução definitiva do problema de abastecimento de água para a população itabunense.        Graças a um investimento de R$ 28 milhões, através de uma parceria entre os governos municipal e federal, a captação de água foi ampliada de 600 para 900 litros por segundo, melhorando significativamente o abastecimento para uma cidade com 200 mil habitantes.

Os recursos permitiram a construção de uma adutora ligando a Estação de Captação e Tratamento de Nova Ferradas à Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço, com apoio de cinco novas bombas – duas na captação do rio Cachoeira e outras três unidades de 300 cavalos para bombeamento a partir da ETA de Nova Ferradas até a unidade de tratamento e distribuição em Itabuna

        Para o prefeito Capitão Azevedo o problema de distribuição de água que atingia toda a cidade foi praticamente solucionado. ”Os bairros que tinham um grande intervalo de tempo para receber água serão beneficiados com a diminuição das manobras. Haverá também uma maior regularidade na distribuição da água em toda a malha urbana, e a população verá a água chegar a sua torneira”.

        Outro aspecto destacado pelo prefeito foi a retomada da capacidade de desenvolvimento econômico do município. “Nesse momento abrem-se as perspectivas de crescimento para a economia da cidade com a possibilidade da chegada de indústrias, que dependiam da água como insumo. Assim eu vejo o progresso sendo implantado de modo O presidente da Emasa, Alfredo Melo, agradeceu o apoio do prefeito e reafirmou a importância do aumento da captação de água para a economia da cidade. “Em apenas dois anos a equipe do capitão Azevedo está dando esse presente que é a ampliação da distribuição da água. Acredito que até o fim deste ano muitas indústrias estarão chegando a Itabuna procurando se instalar no caminho da água. Tenho certeza que muito mais emprego e renda virão com isso”.geral em nossa cidade”, argumentou.
Alfredo, Azevedo e Jorge Neves
      
        A população não precisa se preocupar com a qualidade da água, segundo Melo, pois ela é bombeada de um ponto do Rio Cachoeira acima de Nova Ferradas, uma porção do rio que não apresenta poluição. Além disto, ao chegar à estação, esta água é tratada adequadamente antes de ser bombeada à população.

        Para garantir a qualidade da água que chega à população, a Emasa opera com 138 pontos de amostras de onde é coletada água diariamente para analise laboratorial, verificando inclusive se a quantidade de flúor e cloro está dentro dos padrões exigidos pelo ministério da saúde.

        O presidente chamou ainda atenção para os cuidados que a população precisa ter com os seus reservatórios. “Ao chegar às casas essa água precisa ser bem armazenada, livre de resíduos, ratos, de sujeira em geral. Tendo uma caixa d’água limpa e vedada nós garantimos a qualidade da água” assegurou.

        Ele crê que resolvidos esses problemas a luta será pela construção da barragem, que segundo Melo, terá uma reserva que irá manter a vazão do Rio Cachoeira e vai eliminar o odor que fica na cidade em épocas de estiagem prolongada. “Com isso o fornecimento será regular para as indústrias e para a população”, complementou.

        “A barragem é mais uma etapa desse projeto, começa agora o nosso clamor, nosso sonho, isso por ordem do capitão que pediu que revíssemos o projeto e conversássemos com os fazendeiros para buscar parceiros. Tenho certeza que o governo do estado, que assumiu a responsabilidade de construir a barragem através da SERB, venha  a licitar essa obra essencial”, afirmou Melo.

Próxima Etapa

Habib, diretor técnico da Emasa
        O diretor técnico da Emasa, Marcos Habib considera a ampliação da captação como um grande avanço na melhoria do abastecimento de água para a população de Itabuna e na redução do número de manobras, o que será sentido nos próximos meses pela comunidade. 

        Ele alerta para a necessidade de construção da barragem visando assegurar o armazenamento de água nos períodos de estiagem prolongada, uma obra que depende do governo do Estado.

            Para Jorge Menezes, diretor de planejamento da Emasa, o passo mais importante já foi dado. “Agora começaremos a pensar nos projetos de ampliação de rede, ramais e adutoras em loteamentos que têm casas, mas ainda não têm acesso ao suprimento de água”.

Por:Mariana Carvalho - Foto: Vinícius Borges – 21/01/2010

Leia mais: www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...