terça-feira, 14 de setembro de 2010

Itabuna amplia apoio à agricultura familiar

Ao assinar o contrato de permissão de uso da feira do bairro da Conceição pela Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopafs), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, amplia o apoio do governo municipal aos pequenos e micro produtores rurais.

A solenidade, realizada no Centro Administrativo, contou com a presença de representantes de associações de produtores, da Ceplac e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

O prefeito Azevedo destacou a necessidade e a importância da organização dos produtores para o fortalecimento da agricultura familiar. Anunciou ainda o apoio do governo municipal ao cooperativismo como forma de consolidar o desenvolvimento sustentado e a geração de renda para pequenos produtores.

Ele também ouviu reivindicações de lideranças associativistas que solicitaram melhorias dos acessos viários para facilitar o escoamento da produção, além de obras de infraestrutura em mutirão e criação de novas linhas de transporte escolar e de passageiros.

O secretário da Agricultura, Antônio Marcelino, apresentou ao prefeito um relatório das ações realizadas no governo, destacando a parceria institucional com a Ceplac e o crescimento do Programa de Aquisição de Alimentos, que coloca Itabuna como uma referência no país. Anunciou ainda que as compras de alimentos serão retomadas a partir de outubro.

Marcelino informou ainda que além de ceder uma área para a sede da Coopafs, o projeto prevê a transformação da feira do Conceição numa central de abastecimento da agricultura familiar, servindo para a recepção de mercadorias e sua distribuição para feiras livres ou mercados.

O presidente da Coopafs, Tilson Geraldo de Menezes Prates, entregou ao prefeito uma linha de produtos artesanais fabricados por integrantes da cooperativa, salientando a importância da parceria com o governo municipal para o fortalecimento da agricultura familiar.

Um outro ponto observado por ele é que o projeto para transformação da feira numa central de abastecimento, vai depender de obras de ampliação de acessos para o tráfego de veículos com mais de 15 toneladas, sem danificar pavimentação.

Os representantes da Ceplac, Edvaldo Pinheiro e Washington Cerqueira destacaram o trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Prefeitura e associações de produtores visando o fortalecimento do associativismo através de uma série de cursos voltados para a educação cooperativista.

Por -  Kleber Torres Fotos: 14-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...