quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governo federal elogia Prefeitura de Itabuna pela execução do Bolsa Família

A secretária Nacional de Renda e Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Lúcia Maria Modesto Pereira, encaminhou correspondência parabenizando à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) “pelas realizações que contribuem para a inclusão social e valorização dos direitos humanos em consonância com as prioridades do país”.

Para o diretor do Departamento de Combate à Pobreza da SMAS, Márcio Abreu do Bom Conselho, que coordena as ações do Bolsa Família em Itabuna, o documento representa o reconhecimento do governo federal ao trabalho realizado em Itabuna, onde são atendidas mais de 21 mil famílias cadastradas, com mais de 80 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente.

Ele observa que ano passado a Controladoria Geral da União não encontrou nenhuma irregularidade na execução do Bolsa Família em Itabuna.

A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios. Os três trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do programa.

O que é o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

O programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Por -  Kleber Torres Fotos: 15-09-2010

Parceria com iniciativa privada
estimula o empreendedorismo

O empresário rural itabunense Tilson Geraldo Menezes Prates é um exemplo de como a parceria estimula o empreendedorismo e a inovação. Como produtor, ele investe na fabricação de uma linha de seis produtos artesanais e participa de feiras e eventos, inclusive das duas edições da Expofenita, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Hoje, ele também preside a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Coopafs) e, além de coordenar o projeto para a transformação da feira do bairro da Conceição numa central de abastecimento da agricultura familiar, numa parceria com a Secretaria de Agricultura, desenvolve como empresário rural a ampliação da linha de produtos Albatroz, da fazenda do mesmo nome, em Boa Nova.

Preços

Tilson Prates conta que o aproveitamento de produtos agroindustriais começou quando passou a produzir mais de mil litros de leite de cabra por dia e não tinha mercado para a sua comercialização. Os produtos têm um preço que varia de R$ 1 a R$ 10.

Depois, ele investiu na fabricação de queijos com o aproveitamento da matéria prima, mas por uma questão cultural o produto não foi absorvido pelo mercado regional. Um complicador é que ficava onerosa a comercialização da produção em Salvador, em função dos custos com transporte, armazenamento, impostos e tudo o mais.

Apesar das dificuldades, há 10 anos Prates optou pela fabricação de sabonetes especiais usando como matéria prima o leite de cabra, misturado com mel de abelha, glicerina e outros produtos naturais. O sabonete com leite de cabra tem o Ph que é o mais próximo do Ph da pele, proporcionando uma hidratação profunda.

Sucesso

O sucesso do lançamento de um produto artesanal, sem exigência de registro ou outras limitações burocráticas, abriu espaço para uma linha de outros como o cacau crocante com a marca Albatroz, que tem como base amêndoas de cacau orgânico processado com açúcar mascavo e outros produtos naturais.

Na linha de derivados de cacau ele vem também produzindo barrinhas de chocolate -um produto caseiro e com aproveitamento de amêndoas orgânicas- e doce de cacau, produtos com uma boa aceitação e que comercializa em feiras e eventos agropecuários.

A linha inclui ainda o Bodinho Fogoso, produzido a partir de leite de cabra misturado com mel, catuaba e outros produtos afrodisíacos, comercializados em garrafinhas de 50 mililitros e o Fogo de Bode, um outro aperitivo com uma formulação também à base de leite de cabra, que é vendido em garrafas de 350 ml.

Parceria

Para Tilson Prates, que fez cursos de gestão de vendas e recursos humanos ministrados através do Sebrae, a produção artesanal é um caminho para a agricultura familiar, o que pretende estimular através da Coopafs e em ações em parceria com a Secretaria da Agricultura e Ceplac.

Acredita que com essa estratégia, o nome de Itabuna vai muito longe e o município além de ser um pólo de comércio e de serviços nas áreas de educação e saúde, também poderá se destacar na produção artesanal e na agricultura familiar, o que fortalece a economia local gerando mais emprego, renda e negócios.

Texto: Kleber Torres Fotos: 15-09-2010

Técnicos da Prefeitura e do Crea
iniciam vistoria em prédios antigos

Uma equipe de fiscais e engenheiros da Prefeitura de Itabuna e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) iniciou, na manhã desta terça-feira (14), a fiscalização de prédios antigos que possuem marquises. O objetivo é detectar problemas como rachaduras ou infiltrações que ofereçam risco de desabamento.

A vistoria começou pela avenida do Cinqüentenário e se estenderá por todo o centro e bairros da cidade. Após a conclusão, os técnicos emitirão laudo notificando os proprietários de prédios com problemas sobre os riscos e o tipo de comprometimento da estrutura física. O laudo também exige providencias. Os donos dos imóveis terão um prazo de 10 dias para apresentarem à Prefeitura, projeto de reforma assinado por técnico em construção civil como engenheiro civil ou arquiteto.

O chefe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Tadeu Oliveira, explicou que a ação é um trabalho educativo visando prevenir problemas futuros de desmoronamento com prejuízos financeiros para o proprietário das construções. Outro objetivo é garantir a integridade física da população.

Segundo Tadeu, muitos prédios aparentam estrutura boa em função de pinturas recentes, mas que escondem problemas sérios como ferro oxidado e infiltrações, ações que podem provocar desmoronamento. “Se uma marquise de cimento cai em cima de uma pessoa, o acidente pode ser fatal”, alerta.

Se não houver resposta à notificação, a Procuradoria Jurídica do Município e o Crea de posse de documentos técnicos e de fotos das construções comprometidas, entrarão com uma ação judicial no Ministério Público. “Nossa preocupação maior não é apenas com a questão estética da cidade, mas, sobretudo, garantir a segurança da população”.

Já o chefe de Fiscalização do Crea, Antônio Ferreira, informou que esse trabalho de fiscalização em construções civis é uma rotina normal do conselho e a iniciativa da prefeitura de formar a parceria é importante para garantir uma cidade segura e tranquila.

Po -  Rosi Barreto - Fotos: Waldyr Gomes – 14/09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...