segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conselho do Idoso de Itabuna
homenageou Adelindo Kfoury

Numa tarde festiva e marcada pela emoção, o Conselho do Idoso de Itabuna realizou sessão solene, na sexta-feira (10), para homenagear o escritor e historiador itabunense Adelindo Kfoury Silveira, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O evento foi prestigiado por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, clubes da terceira idade e secretários do governo municipal.

A solenidade foi organizada em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Sindicato dos Aposentados do Estado da Bahia (Sindapeb) e a Academia dos Pensadores de Itabuna. Para materializar a homenagem a Kfoury, o Conselho do Idoso e a FTC Itabuna entregaram placas ressaltando a contribuição do ilustre itabunense à preservação da história da cidade centenária.

Durante a sessão, também foram homenageadas, com a placa “Amigo do Idoso”, algumas personalidades que contribuíram ou ainda contribuem para o fortalecimento do colegiado.

A condecoração foi entregue aos secretários municipais Gustavo Lisboa, da Educação; Wesley Melo, dos Transportes e Trânsito; bem como ao diretor geral da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo; o presidente do Sindapeb, Ornan Sarapião; e a secretária executiva do Conselho, Luciana Silva Torres.

Data memorável

Na abertura, o coral da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Uesc entoou o Hino Nacional e outras composições do cancioneiro brasileiro. Falando de forma emocionada, a presidente do Conselho do Idoso, Nilza Coutinho, ressaltou a importância daquela sessão para o órgão.

“Hoje é uma data memorável para o Conselho do Idoso de Itabuna, que estimulado pela parceria estabelecida com a FTC, sente-se honrado e gratificado em estar homenageando Adelindo Kfoury, um homem que sabe o valor do caminho percorrido por Itabuna”, frisou Nilza.

Em seguida, o presidente do Sindapeb também discursou destacando a personalidade de Adelindo, que tem se dedicado a preservar para as futuras gerações a história de Itabuna.

Nilza Coutunho grande defensora dos idosos
O presidente da Academia dos Pensadores, Paulo Lima, saudou o homenageado dizendo: “Adelindo é um homem que honra a todos nós, é um patrimônio vivo, que exerceu importantes funções na cidade de Itabuna e, como nenhum outro historiador, teve o prazer de conhecer e conviver com descendentes de desbravadores e de sírio-libaneses. Nenhum outro historiador foi igual a Adelindo”, disse.

Também discursou o secretário Gustavo Lisboa, que informou da aquisição dos livros do historiador para 112 escolas municipais, e o diretor da FTC, Cristiano Lôbo.

Visivelmente emocionado, Adelindo fez pronunciamento agradecendo a homenagem. Mesmo enaltecendo sua família de sangue, ele fez questão de afirmar que a sua família é Itabuna, que estará sempre no seu coração. “Este é um dia que jamais esquecerei, muito obrigado Itabuna”, disse Kfoury.

A solenidade foi encerrada com declamação de poemas por integrantes do Clube dos Poetas do Sul da Bahia, além da participação especial da comediante e radialista Florentina Jerimun e apresentação do Grupo Feliz da Terceira Idade.

 Erivaldo Bomfim - Foto: Dilvulgação

LEIA DISCURSOS AO LADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...