sábado, 9 de janeiro de 2021

FLISBA lança projeto de incentivo à leitura no sul da Bahia

 Desde  07 de janeiro, dia que se comemora o dia do leitor, o coletivo FLISBA, responsável pela realização do Festival Literário Sul-Bahia, tem estimulado a leitura por meio de suas redes sociais no Instagram, no Facebook e no Youtube. Para comemorar o dia do leitor foi lançada a campanha de leitura intitulada: “Ler é sempre uma ótima ideia”.

Para Sheilla Shew, umas das criadoras da campanha, “o incentivo à leitura é uma ação cultural e antes de tudo social. Pois gera conhecimento, inclusão e está ao alcance de todos”.

Para participar as pessoas podem enviar vídeo de até um minuto para o e-mail: festivalliterariosulbahia@gmail.com. Para  gravar, o celular deve estar na horizontal .  A sugestão é que o leitor compartilhe a experiência com a leitura ou de repente socialize a leitura diária que está realizando com outras pessoas. Pode comentar sobre  um livro que leu e gostou. Dizer sobre um escritor predileto.

No Youtube, os vídeos estão sendo disponibilizados no Canal do Flisba: https://www.youtube.com/channel/UC2v08TIuCPOU59G_N-33fUw.

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, o país perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. No intervalo de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%.  No grupo de não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

Esses dados sinalizam para o nível sociocultural da população brasileira e exige uma atenção redobrada. A ausência de leitura compromete a qualidade da educação e reverbera em cidadãos com uma formação duvidosa, impactando no exercício da cidadania e no mercado de trabalho.

 

ASCOM/FLISBA

Central de Cooperativas da Bahia debate ações no litoral sul

 Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia debate acerca do fortalecimento das ações no litoral sul com a Cooperast

 

Durante o encontro, foi estabelecido estratégias  para que juntos possam trabalhar para a construção do  núcleo da  Unisol Bahia no Litoral Sul da Bahia, fortalecendo assim, as ações já desenvolvidas pela COOPERAST na região.

Segundo Anne Sena - Presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia - Unisol Bahia E dirigente Nacional da Unisol Brasil, o debate acerca do fortalecimento das ações no litoral sul junto a Cooperast, reside na ampliação das plataformas de redes e do processo de desenvolvimento estratégico  territorial. "A Cooperast sempre foi uma grande parceira da estruturação e metodologias de assistência técnica rural e nos programas de comercialização  no estado. Essa filiação a base da Unisol, consolida o compromisso com os agricultores e agricultoras do território litoral sul e das políticas afirmativas e inclusivas para nosso povo" reafirmou  Anne Sena.

Para Marcello Layandys representante Cooperast, a parceria é de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos de assistência técnica já desenvolvido pela cooperativa, fazendo com isso o desenvolvimento do cooperativismo no interior da Bahia.

Vale ressaltar que, a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST), já oferece assistência técnica a duas mil famílias por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) junto com a unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo da Bahia e em parceria com a  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR),  em consultoria a 20 (vinte) empreendimentos sociais, com a empresa Cargill em implantação de 20 (vinte) sistemas agroflorestais para pequenos agricultores das regiões de Ilhéus ,Una e Buerarema .

Além de serviços de requalificação de aguadas em parceria com o Consórcio Médio Rio de Contas da Bahia.

Em virtude dos fatos mencionados Layandys, conclui que, este encontro será marcado  o início de uma parceria de sucesso. - ascom

Edital convoca interessados em concorrer à vaga de conselheiro estadual de Comunicação Social

O edital de convocação para eleição das entidades representantes da sociedade civil na composição do Conselho Estadual de Comunicação Social (bit.ly/3hVZnFa) foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, (9), pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).


A eleição será realizada no dia 17 de março, no Auditório da Casa Civil, situado na 3ª Avenida, nº 390, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Subsolo, Salvador – Bahia, das 15h às 17h.

As entidades interessadas na candidatura deverão preencher o formulário eletrônico de Requerimento para Habilitação da Sociedade Civil, disponível neste link (bit.ly/3q1Ce7c), a partir das 10h do dia 11/01/2021 até as 23h59 do dia 12/02/2021, de acordo com o horário de Brasília.

Podem se candidatar entidades com atuação no Estado da Bahia que desenvolvam ações enquadradas como representativas de um dos segmentos previstos no inciso III, do art. 41 da Lei Estadual nº 12.212/2011.

O mandato de cada conselheiro e seus respectivos suplentes não é remunerado e será de dois anos, permitida uma recondução por igual período. O exercício das atribuições dos membros titulares e suplentes é considerado atividade de relevante interesse público, não ensejando qualquer remuneração.

As atribuições dos conselheiros e suplentes estão descritas no Regimento Interno do Conselho de Comunicação Social da Bahia – aprovado pelo Decreto Estadual n. 14.117/2012 e disponível neste link (bit.ly/3s7EZpm).

Comissão eleitoral

Para a coordenação do processo eleitoral foi constituída uma comissão, composta por quatro integrantes do quadro da Secom, indicados pelo secretário de Comunicação Social, André Curvello, de acordo com a Portaria Secom nº 01/2021.

Secom

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Finalmente, Fiocruz e Butantan pedem a Anvisa uso emergencial de suas vacinas

 Meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até dez dias


Do - Diário do Poder - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (8) pedidos de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, das vacinas da Astrazeneca e Coronavac. As solicitações foram feitas pele Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório suíço Astrazeneca, e pelo Instituto Butantan, que conduz os estudos da vacina contra a covid-19 da chinesa Sinovac no Brasil.

O pedido da Fiocruz é para o uso de 2 milhões de doses de vacinas que estão sendo importadas do laboratório Serum, sediado na Índia – país que produz quase todas as vacinas administradas no planeta. O laboratório é um dos fabricantes da vacina da AstraZeneca 

Assim como no caso da Coronavac, a meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial da vacina de Oxford em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.  

A Anvisa também já iniciou a triagem dos documentos presentes na solicitação e na proposta de uso emergencial que o Butantan pretende fazer d Coronavac.  

De acordo com a agência reguladora, já foi iniciada a triagem dos documentos presentes na solicitação e da proposta de uso emergencial. A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.

As primeiras 24h serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais aos laboratórios. O prazo de 10 dias não considera o tempo do processo em status de exigência técnica.  

Governador Rui Costa sanciona a revisão do PPA da Bahia

O Governador da Bahia, Rui Costa, sancionou, nesta sexta-feira (08), a Lei que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA 2020-2023). A Lei altera o PPA com adequações à realidade econômica e fiscal do estado, impactada pela Covid-19. Conta também com alterações de caráter técnico, buscando um aprimoramento metodológico, de transparência e integração das políticas. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado. O PPA tem como premissa básica priorizar as ações de governo que promovam o desenvolvimento regional com geração de renda e emprego para a população.


O projeto de revisão foi apresentado pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, em 13 de outubro, no plenário da Casa. “Não tem como fazer a economia reagir a esta pandemia global se não for através de iniciativas que estimulem o consumo das famílias e para isso ocorrer é necessário dar prioridade a projetos de estímulo ao setor produtivo, para dinamizar a economia, a exemplo do projeto Bahia Produtiva, que financia subprojetos de inclusão socioprodutiva e de abastecimento de água e saneamento domiciliar, de interesse e necessidades das comunidades de baixa renda da Bahia. Inclusive, temos trabalhado na integração das políticas públicas como forma de amplificar seus resultados, envolvendo as secretarias em projetos que se complementam para atender às demandas da população, principalmente, na geração de renda em todas as regiões do estado”, afirmou o secretário.

Na ocasião, Pinheiro citou destaques previstos para o próximo quadriênio nas mais diversas áreas. Na Saúde, a implantação de novas policlínicas e construção e ampliação de outras unidades; na Educação, a ampliação do atendimento educacional da rede estadual e ensino, incluindo a oferta do programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), ampliação do projeto escolas culturais e a oferta de, pelo menos, um curso da educação profissional em todas as escolas do estado.

Outra área prioritária é a Segurança Pública, com ampliação do número de bases comunitárias móveis e da rede de videomonitoramento. A ampliação da malha viária, a construção e recuperação de aeroportos, a expansão do acesso a energia elétrica na zona rural e da rede de distribuição de gás natural também constam no PPA, assim como a atração de investimentos na área de energias renováveis, dentre outros diversos projetos, programas e ações previstas.

Secom  

EMASA EM ITABUNA JÁ TEM NOVA DIRETORIA

  A   NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA EMASA JÁ FOI DEFINIDA 

Novo diretor-presidente da Emasa
 

Após as reuniões dos Conselhos Fiscal e de Administração na sede da Empresa Municipal de Águas e Saneamento SA. (EMASA), rua, São Vicente de Paulo, 227, no centro de Itabuna, na última segunda feira,4, o novo  presidente da empresa, Raymundo Mendes Filho, que substitui ao engenheiro Jader Guedes, deu posse a Diretoria Executiva, para a gestão  2021 a 2024,  do novo executivo Municipal, liderado pelo prefeito Augusto Castro.  

O novo presidente da EMASA é administrador de empresas, Raymundo de Carvalho Mendes Filho, 48 anos,  procedente  do município de Juazeiro, norte do Estado, onde nos últimos anos foi gestor dos Serviços de Água e Esgoto daquele município, (SAAE), As demais diretorias foram preenchidas, como: Diretor de Planejamento e Expansão, José Silva e Santos; Gerente Administrativo,  José Erivanio Sobreira dos Santos, (Babá Cearense); Gerente de Relacionamento, Marta Coelho Costa Reis;, Gerente Comercial, Moacir Pimentel; Gerente Técnico, João Bittencourt; Diretoria Financeira, Ronaldo Pinto Simas Jr e Coordenador Jurídico, é o advogado Moisés Figueiredo de Carvalho. 

O presidente Raymundo Mendes Filho, em seu pronunciamento disse, que o momento é de  análise de toda a situação da empresa, de conversar com os responsáveis por cada setor, para conhecer em detalhes, como está o  seu funcionamento, para implementar algumas mudanças. Porém o que é absolutamente primordial neste momento, é dar continuidade aos serviços essenciais, para atender  todas as demandas da empresa.  

Ele destacou ainda: que o prefeito Augusto Castro, nos deu uma missão muito importante, e temos que trabalhar incessantemente para que a resposta seja positiva. "Precisamos cuidar muito bem de cada setor, e de seus funcionários, porque temos um único  objetivo, que é melhorar sempre a prestação dos serviços que são da nossa competência, pois são os usuários que pagam as contas desta empresa"  . " Portanto,  como nossos patrões  eles merecem a total dedicação de cada um de nós. Vamos trabalhar unidos para  darmos  o  nosso  melhor," concluiu o novo presidente da EMASA.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Revolta de produtores e consumidores faz Doria desistir de aumentar impostos

 Promessa de revogar integralmente o decreto desastroso foi feita na noite desta quarta-feira (6)



Do - Diário do Poder - Só pressão, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) decidiu recuar e revogar integralmente o aumento no ICMS para alimentos, energia elétrica e medicamentos genéricos, em plena pandemia.

A decisão foi anunciada na noite desta quarta (6), após uma reunião da equipe econômica. Em nota, Doria afirma que a “redução dos benefícios fiscais” ocorreu quando a pandemia apresentava queda nos índices.

O aumento de impostos, que chegava a 20%, causou revolta em entidades do setor agrícola, que organizaram protestos em 200 cidades no interior paulista na manhã desta quinta-feira (7).

O pretexto para recuar da decisão desastrosa, segundo Doria, é que atualmente o Estado apresenta um crescimento de 41% nas internações e de 70% nas mortes em comparação aos indicadores de outubro.

À Rádio Bandeirantes, o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, disse que a revogação da medida tem o objetivo de não impactar o bolso dos mais pobres durante a crise.

Mesmo com a revogação da medida, o ‘tratoraço’ ainda está mantido, explica o coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio Edivaldo Del Grande.

A permissão para o corte de benefícios fiscais ocorreu com a aprovação do pacote de ajuste fiscal na Assembleia Legislativa de São Paulo, em outubro.Compartilhe:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

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