Para Sheilla Shew, umas das
criadoras da campanha, “o incentivo à leitura é uma ação cultural e antes de
tudo social. Pois gera conhecimento, inclusão e está ao alcance de todos”.
Para participar as pessoas podem
enviar vídeo de até um minuto para o e-mail: festivalliterariosulbahia@gmail.com.
Para gravar, o celular deve estar na
horizontal . A sugestão é que o leitor
compartilhe a experiência com a leitura ou de repente socialize a leitura
diária que está realizando com outras pessoas. Pode comentar sobre um livro que leu e gostou. Dizer sobre um
escritor predileto.
No Youtube, os vídeos estão sendo
disponibilizados no Canal do Flisba:
https://www.youtube.com/channel/UC2v08TIuCPOU59G_N-33fUw.
Segundo a pesquisa “Retratos da
Leitura no Brasil”, o país perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões
de leitores. No intervalo de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no
Brasil caiu de 56% para 52%. No grupo de
não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum
livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da
população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de
brasileiros.
Esses dados sinalizam para o
nível sociocultural da população brasileira e exige uma atenção redobrada. A
ausência de leitura compromete a qualidade da educação e reverbera em cidadãos
com uma formação duvidosa, impactando no exercício da cidadania e no mercado de
trabalho.
ASCOM/FLISBA