terça-feira, 23 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes 

Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão cultural do município

Após a realização do processo de votação no Teatro Municipal de Ilhéus, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (CMC) publicou oficialmente a Portaria nº 003/2026, com o resultado da eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2026/2028. O processo eleitoral, encerrado no último sábado (20), definiu os novos titulares e suplentes que irão compor as dez câmaras setoriais do órgão.

Para a consolidação do resultado, foram considerados exclusivamente os votos válidos, com a exclusão das opções em branco e nulas do relatório final divulgado pela comissão eleitoral.

Na composição por segmentos, foram eleitos: Artes Visuais, Janete Lainha Coelho (Mestra Lainha) como titular; Audiovisual, Elisangela Conceição da Fonseca (Lis Fonseca); Cultura Afro, Antônio Santos Santana (Pai Toninho); Cultura Popular, Núbia da Hora da Silva (Tieta); Dança, Sirleyde dos Santos Leal; Literatura, Tereza Cristina Soares de Sá; Música, Paulo Rogério Silva (Rogério Cachorrão); Patrimônio Cultural, Luciano Alves Campelo (Frei Leão de Jesus); Teatro, Larissa da Paixão Santos; e Cultura Indígena, Sosígenes do Amaral e Silva Junior (Jabora), todos com suas respectivas suplências definidas conforme resultado oficial da comissão.

A Comissão Eleitoral também informou que os candidatos que desejarem contestar o resultado têm prazo de até 48 horas a partir da publicação no Diário Oficial do Município para apresentar recurso formal. As solicitações devem ser fundamentadas, acompanhadas de provas e enviadas para o e-mail oficial da comissão.

Após o encerramento do prazo de recursos, o órgão terá até 48 horas para análise e resposta. De acordo com o novo cronograma, a publicação final da nomeação dos conselheiros deve ocorrer em até três dias úteis após a conclusão dessa etapa, seguida da convocação para a assembleia de posse e eleição da mesa diretora. A cerimônia oficial de posse está prevista para ocorrer sete dias após a convocação.

Operação de lavagem reforça serviços de limpeza no centro de Ilhéus



Atividade integra ações de manutenção urbana realizadas pela Prefeitura de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou neste domingo (21) uma operação de lavagem no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e nas ruas Dom Pedro II e Jorge Amado, na região central da cidade. 

Além de reforçar a limpeza e a conservação dos espaços públicos, a ação demonstra o cuidado da gestão municipal com o comércio local, contribuindo para um ambiente mais organizado, acolhedor e adequado para comerciantes, consumidores e visitantes que circulam diariamente por uma das áreas mais movimentadas do município.

A ação contou com um caminhão hidrojato, três carros-pipa e uma equipe formada por 20 profissionais da limpeza urbana. A iniciativa faz parte dos serviços realizados pelo município para a limpeza e conservação da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com ações contínuas em diferentes regiões de Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza na Catedral de São Sebastião

Escadaria e área externa foram incluídas em operação de manutenção urbana no centro

A Catedral de São Sebastião, um dos principais símbolos religiosos e turísticos de Ilhéus, foi contemplada com a operação de lavagem realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, no último domingo (21).

A ação alcançou a escadaria principal e a área externa, espaços de circulação de visitantes, fiéis e turistas. O trabalho foi executado com apoio de caminhão hidrojato e carros-pipa, integrando o conjunto de serviços de limpeza e manutenção urbana realizados no centro da cidade, que também contemplaram vias do comércio local.

A iniciativa reforça as ações contínuas da Prefeitura de Ilhéus no cuidado com os espaços públicos, em áreas de relevância histórica, cultural e turística. - Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes  Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão c...