quarta-feira, 24 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTICIAS

 Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos de Ilhéus

Revitalização recuperou condições de visitação e preservação de um dos principais patrimônios culturais do município

A Casa de Cultura Jorge Amado, um dos mais importantes patrimônios culturais de Ilhéus, será reaberta ao público no próximo dia 28, após passar por um processo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Referência para moradores, estudantes, pesquisadores e turistas que visitam a cidade em busca de conhecer a trajetória do escritor ilheense mais conhecido no mundo, o espaço volta a funcionar com melhores condições de visitação, preservação do acervo e realização de atividades culturais.

Segundo a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou a Casa de Cultura Jorge Amado em condições precárias de conservação, com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e ambientes inadequados para receber visitantes. A revitalização recuperou os espaços, promoveu a higienização do acervo e preparou o imóvel para voltar a receber o público com mais conforto e segurança.

A Casa de Cultura Jorge Amado passa a assumir também o papel de espaço de encontro para a literatura e a produção cultural local. A proposta é sediar rodas de conversa, conferências, encontros de escritores e atividades voltadas a estudantes, professores, pesquisadores e interessados na obra de Jorge Amado e na literatura regional.

A reabertura também contará com parcerias voltadas ao fortalecimento do setor literário, incluindo a participação da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos de escritores locais.

Para a gestão municipal, a revitalização representa um passo importante para valorizar a memória de Jorge Amado, fortalecer o turismo cultural e oferecer aos visitantes uma experiência mais completa sobre a história, a literatura e a identidade de Ilhéus.

Ilhéus tem coleta de lixo normalizada nesta terça-feira

Serviço foi retomado após adesão à paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), esclarece que a paralisação registrada na coleta de resíduos sólidos não se trata de uma mobilização exclusiva dos trabalhadores do município, mas sim de uma paralisação nacional da categoria, convocada pelo sindicato em defesa do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas.

De acordo com a Secsurb, o serviço de coleta já foi normalizado nesta terça-feira (23), com atuação de nove caçambas e seis caminhões compactadores em operação para atender a cidade.

A Prefeitura também informa que, em razão do feriado desta quarta-feira, a coleta será temporariamente suspensa, com retorno previsto para quinta-feira (25), quando o serviço voltará a funcionar normalmente em toda a cidade.

A administração municipal destaca ainda que a manutenção da coleta é essencial, especialmente neste período de alta movimentação turística, já que Ilhéus registra alta taxa de ocupação hoteleira e o fluxo de visitantes exige regularidade na prestação dos serviços urbanos.

A Prefeitura agradece a compreensão da população e reforça que as alterações no cronograma ocorreram por fatores excepcionais, sendo o serviço retomado dentro da normalidade operacional. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTICIAS

  Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos de Ilhéus Revitalização recuperou condições de visitação e pr...